Duo Abreu&Spinelli faz show com canções de amor no Theatro do Abelardo


Prepare-se: o Theatro do Abelardo, "casa" do cachorro mais querido da cidade, receberá o violonista Jonathan Spinelli e a soprano Geisa Abreu no dia 14 de dezembro. O recital apresenta obras cuidadosamente selecionadas pelo seu valor poético e estilístico, revelando a cumplicidade entre voz e violão para cantar o amor através do tempo. O repertório visita diferentes períodos e estilos musicais, criando uma ponte entre as composições camerísticas européias, com os autores Luys de Narvaez, John Dowland, Manuel De Falla e Garcia Lorca, e a recriação do erudito brasileiro, com obras selecionadas de Villa-lobos e Tom Jobim, representantes da sofisticação da música de câmara nacional. Também são destacados os poetas portugueses Luís de Camões e Florbela Spanca para representar as palavras de amor em língua portuguesa.

Todo o clima caloroso e intimista da música de câmara é apresentado através de obras originais para voz e violão, arranjos exclusivos e peças compostas para violão solo, que fazem parte de uma pesquisa realizada pela cantora em uma viagem feita para a Espanha, em 2014. Dentro do universo erudito a plateia aproxima-se dos artistas, popularizando o estilo musical entre os mais diversos públicos, como acontecia nas pequenas salas de concerto dos palácios, nas praças e feiras livres medievais, por onde o povo circulava e ouvia música. O clima e a energia destes tempos até chegar aos bares de Copacabana nos dias de hoje é revivido durante a apresentação.

O Duo Abreu&Spinelli

Geisa Abreu é cantora e pesquisadora de linguagem. Licenciada em Letras e Literatura, é mestra em Linguística Aplicada, especialista em Língua Inglesa, escritora e poetisa. Participou de vários coros e produções orquestrais com a OSPA, Orquestra da UCS, Orquestra Petrobras e Orquestra do TSP, sob a regência de destacados maestros brasileiros. No Theatro 13 de Maio, em Santa Maria, interpretou importantes autores do canto lírico nacional no espetáculo Música Brasileira, dentro do projeto Confraria Lírica, movimento de pesquisa e valorização da cultura erudita nacional, o qual criou e liderou de 2001 a 2003. Estudou repertório operístico com as sopranos Laura de Souza e Helenita Mello. Atualmente, faz preparação vocal e estudo de repertório de câmara com a soprano Lúcia Passos. É a idealizadora e diretora artística do espetáculo.

Jonathan Spinelli é músico instrumentista, bacharel em violão clássico pela UFRGS e mestrando em interpretação do instrumento na mesma universidade, cantor e professor de música. Iniciou seus estudos aos 11 anos de idade, na Escola de Música da OSPA, onde aprendeu teoria musical, enquanto levava o estudo do violão de forma autodidata até ingressar na universidade. Apesar do apreço pelo instrumento, sempre se envolveu com música nos âmbitos mais diversos. Aos 15 anos, trabalhou como ponto de apoio do principal cantor no musical Evita, realizado em Porto Alegre. Ao longo de sua carreira, realizou recitais em diversas cidades do Rio Grande do Sul. É responsável pelos arranjos e direção musical deste trabalho.

Entre no clima de amor através dos tempos e ajude a manter a casa do nosso simpático cachorro Abelardo. Em defesa da nossa cultura, os artistas destinarão toda a renda para a manutenção de mais um espaço destinado a arte e cultura em Porto Alegre!

Serviço: 
"O Amor, A Voz e O Violão: da Renascença à Bossa Nova" do Duo Abreu&Spinelli - Pela manutenção do Theatro do Abelardo
Dia 14 de dezembro (quinta-feira)
Horário:19h
Local: Theatro do Abelardo (Rua Hoffmann, 459 - Bairro Flores), anexo ao Vila Flores.
Ingressos no local: R$ 30,00
(toda a renda será revertida à preservação do Theatro do Abelardo)

Comentários

Postagens mais visitadas