Bienal do Mercosul encerra ano com concerto de natal na Igreja das Dores


A 11ª Bienal do Mercosul encerra os eventos de 2017 com música! O "Concerto de Natal para Porto Alegre" acontece no dia 03 de dezembro, domingo, às 20h, na Igreja Nossa Senhora das Dores, mesmo cenário onde abrimos as atividades Culturais Permanentes em março, com um espetáculo ao ar livre.

Entre as atrações do concerto de final de ano estão a Camerata Ars Antiqua e Mulheres de Bah! Com a regência de Fernando Cordella, apresentam-se a mezzo-soprano Angela Diel e a soprano Andiara Mumbach, com obras de Telemann, Bach e Handel. A Camerata Ars Antiqua é formada por: Giovani Santos no  violino I, Márcio Cecconello no violino II, Gabriel Polycarpo na viola, Neemias Santos no Violoncelo, Lucas Almeida no contrabaixo,  Fernando Cordella no cravo e Érico Marques no oboé.

No repertório, G. P. Telemann - Sinfonia Spirituosa Re M, "Die Hungrigen fullet er" (Telemann, Magnificat); J. S. Bach - Sinfonia da Cantata BWV 156,  com solo oboé; G. F. Händel com dueto "Son nata a lagrimar" e trechos do Messias; O Thou that tellest good; He Shall feed his Flock; I know that my Redeemer liveth; How beautiful are feet - dueto 1,25. Com abertura do grupo "As Mulheres de Bah!", um septeto de mulheres e bailarina vão apresentar: M. Lambert, "Vos me pris"; J. Christian. Bach, "Quinteto em reM" e J. S. Bach, com Minueto e Bradineri.

O ano de 2017 marcou o início das atividades culturais permanentes da Bienal do Mercosul. Nosso primeiro evento, em março, trouxe um espetáculo com muitos artistas e intervenções. Em abril, especialistas participaram do seminário "O Triângulo do Atlântico na contemporaneidade", e também aconteceu o primeiro "Arte na praça: o triângulo das crianças", com muita arte no Parque da Redenção no último domingo de cada mês. Em maio foi a vez do "Triângulo da Música", em parceria com FECORS, realizado na Concha Acústica do Multipalco e também uma palestra com o famoso geneticista Sérgio Danilo Penna, que mostrou a origem do povo brasileiro. Em julho a Bienal foi até o Rio de Janeiro para a exposição: "Triângulo do Atlântico", que reuniu artistas, como o nigeriano Abdulrazaq Awofeso e o brasileiro Arjan Martins. Em agosto uma parceria com o Festival de Cinema de Gramado e o consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre exibiu dois documentários do circuito alternativo. Já na Capital, o seminário internacional: "Lugares de memória no Triângulo do Atlântico", coordenado por José Rivair Macedo, resgatou a história e cultura da matriz africana e trouxe Malick Kane, do Senegal. No mês de outubro foram celebrados os 20 anos da primeira Bienal, no Margs, e um Colóquio internacional na PUCRS abordou o "Triângulo do Atlântico e as artes visuais". Em novembro foi a vez da parceria com a Feira do Livro de Porto Alegre, trazendo o nigeriano ganhador do prêmio Nobel de Literatura, Wole Soyinka, e outras atividades paralelas ao evento. Ano que vem mais eventos serão realizados até o início da exposição, que acontece entre 06 de abril a 08 de julho de 2018.

A Bienal do Mercosul tem como patrocinador master o Santander, uma realização do programa educativo SESC/Fecomércio, apoios da Unimed, Unicred, Panvel, Renner, Pompeia, Dufrio e financiamento do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte, Lazer. Todas as atividades têm entrada franca, não perca!

SERVIÇO:

Bienal do Mercosul em "Concerto de Natal para Porto Alegre"
Data: 3 de dezembro
Horário: 20h
Local: Igreja das Dores
ENTRADA FRANCA

Comentários

Postagens mais visitadas