"Bonecos na escola" leva arte e ecologia para as crianças


Prepare a criançada: O Macaco Simão está chegando com muita educação ambiental para alunos de todo o Estado! O projeto "Bonecos na Escola" 4ª edição, prevê 43 apresentações dos espetáculos de teatro de bonecos "Rapunzel" e "O Macaco Simão e o Mistério do Rio", do Grupo Pregando Peça de Santa Maria, e "A Bolha Luminosa", do Grupo de Teatro Lumbra de Porto Alegre. No cronograma há também duas oficinas e três workshops de teatro de sombras para alunos e público em geral, e onze oficinas de teatro de bonecos para professores, que serão realizados em 2017. A expectativa é que todas as atividades atendam um público de mais de  dez mil  pessoas, em diversos municípios gaúchos. A estreia do projeto acontece em Montenegro e Nova Santa Rita, nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2016. O Projeto "Bonecos na Escola" tem patrocínio da Braskem e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Rio grande do Sul.

O grupo Pregando Peça desenvolve trabalho com as escolas desde a sua criação, há mais de 30 anos, com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes da vida artística, proporcionando alternativas de lazer cultural para comunidade escolar. O grupo é dos primeiros do Rio Grande do Sul que tem o trabalho voltado para a conscientização do uso dos recursos do planeta, como a utilização da água, por exemplo, um tema que é preocupação mundial na atualidade.

Antes de cada apresentação do projeto "Bonecos na Escola", são fornecidas informações sobre a temática dos espetáculos para os professores trabalharem em sala de aula. Após as apresentações são desenvolvidas atividades relacionadas à peça, provocando o debate sobre o tema e a criação de resenhas, desenhos, confecção de bonecos, composições musicais, estimulando desta forma atividades lúdicas, criativas e de entretenimento.

No lançamento do projeto estão previstas apresentações do espetáculo "O Macaco Simão e o Mistério do Rio". Na peça, Simão, o rei da floresta do brejo e do rio, se vê em apuros para resolver um sério problema que aflige os moradores da mata: a poluição do rio e a sujeira da floresta. O trabalho destaca a importância da preservação e conservação ambiental e as transformações necessárias que garantam a sobrevivência do planeta. As escolas interessadas em participar deverão entrar em contato com a Secretarias Municipais de Educação dos municípios de Montenegro e Nova Santa Rita. O projeto, além de levar cultura e educação ambiental para as escolas, deixa um legado para o futuro do planeta: cidadãos conscientes.

Montenegro:

Espetáculo: "O Macaco Simão e o Mistério do Rio"

Dias: 22 e 23 de agosto

Hora: 14h e 15h30min, e 10h e 15h30min

Local: Teatro da Fundação de Artes de Montenegro (Fundarte) - Rua Cap. Porfírio, 2141 -     Centro

Ingressos: Entrada Franca (mediante reserva com a Secretaria Municipal de Educação)

Nova Santa Rita:

Espetáculo: "O Macaco Simão e o Mistério do Rio"

Dia: 24 de agosto

Hora: 14h e 15h30min

Local: EMEI Paulo Freire- Rua "N", número 350 - Bairro Berto Círio

Ingressos: Entrada Franca (mediante reserva com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura)

Comentários

Postagens mais visitadas