Companhia gaúcha de teatro de bonecos realiza intercâmbio com grupos de Portugal

Intercâmbio entre grupos teatrais fortalece relações culturais
Portugueses ficaram no Espaço Residência Artística Vale do Arvoredo


Durante um mês (entre junho e julho) a Cia Caixa do Elefante teatro de bonecos recebeu os portugueses José Baltazar e Fernanda Tomás no Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo, em Morro Reuter, no Rio Grande do Sul. No laboratório criativo foram compartilhados conhecimentos, experiências e ideias sobre o universo teatral, em especial sobre os aspectos construtivos e a concepção visual para a cena.

O convívio intenso entre os artistas colaborou para a criação de novas perspectivas sobre o fazer artístico e também consolidou as relações culturais entre Brasil e Portugal. O encontro faz parte das atividades realizadas pela Caixa do Elefante e tem o patrocínio da Petrobras.


Os intercambistas recebidos já auxiliaram no suporte técnico para a Caixa do Elefante em Portugal, na França e na Escócia. Fernanda Tomás nasceu em Matosinhos, próximo  a cidade do Porto,  trabalha com teatro desde 2002 como figurinista e aderecista para inúmeras companhias. Fez figurinos para cerimônia de abertura na “Expo Zaragoza”, que aconteceu na Espanha, em 2008 e lecionou na Faculdade de Belas Artes e Arquitetura – ARCA, em Coimbra, em 2013. José Baltazar é de Évora, Portugal, e atua desde 1998 como cenógrafo, cenotécnico e aderecista. Trabalhou com várias companhias teatrais em Coimbra, entre elas “O Teatrão”, “Escola da Noite” e “Cia Marimbondo”. É premiado com o melhor espetáculo no Festival de Ghent (Bélgica, 2007) e no Festival Black and White em Imatra (Finlândia, 2009).

A CIA CAIXA DO ELEFANTE É PATROCINADA PELA PETROBRAS.

Comentários

Postagens mais visitadas