Uma exposição que vai ao encontro do passado

Que tal conferir o passado em cinco vídeos? "Maravilhas: histórias e memórias afetivas" retrata boas lembranças de quem freqüentou  a fronteira sul do Brasil, entre a Barra do Chuí, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e São José do Norte.


O trabalho foi vencedor do edital da FUNARTE - PRÊMIO  MULHERES NAS ARTES VISUAIS - 2ª edição, e resgata, registra e compartilha ações artísticas que divulgam o patrimônio imaterial da região Sul do Rio Grande do Sul. A artista plástica Rosana Almendares e o irmão, Renato Almendares transformaram os relatos em vídeos e livros, feitos exclusivamente para cada uma das histórias.


A ideia, que começou com uma história contada pelo pai da artista estará em exposição em Pelotas, no Casarão nº 6 da Secretaria da cultura da cidade. A mostra será inaugurada no dia 5 e vai até 29 de maio. A entrada é gratuita! Além dos vídeos, que possuem trilha sonora de Fernando Lewis de Mattos, e dos livros os visitantes poderão conferir uma seleção de fotos  das belas paisagens encontradas durante as viagens do projeto.

Sobre os vídeos:

1) Estação Balneária As Maravilhas - Conta o surgimento da praia, no final dos anos 40, e que durante vinte anos foi local de encontro de muitos veranistas.

2) O Porto de Santa Vitória do Palmar - Traz a história do Porto, que foi abandonado poucos anos após sua construção.

3) Ilha dos Marinheiros e a Lagoa das Noivas - Apresenta a ilha e a vida dos moradores, pelo olhar de Rosana e Renato, e a origem do nome Lagoa das Noivas.

4) São José do Norte e o espião alemão -  Relata as aventuras do espião que foi encarregado de mapear a entrada da lagoa para a invasão do exercito alemão.

5) Ilha da Feitoria e o povo que se apaixonou - Após uma viagem pela Lagoa dos Patos os irmãos conhecem o único morador que restou após uma tragédia.

Mais informações no site www.maravilhasmemoriasafetivas.com.br e  na fanpage www.facebook.com/maravilhasmemoriasafetivas

O quê? Exposição Maravilhas: histórias e memórias afetivas
Quando? De 5 a 29 de maio- segunda a sexta, das 13h às 18h
Onde? Praça Coronel Pedro Osório, nº 6, Pelotas - RS

Apoios: Prefeitura de Pelotas, Desing de Atelier, MídiaA Produções,  Triplex Arte Contemporânea e Gato Preto Produções.

Comentários

Postagens mais visitadas