Quem é Mick Taylor ??

Os fãs menos atentos dos Rolling Stones, ou aqueles que só se preocupam com a música e sabem pouco sobre a história do grupo, podem se perguntar: quem diabos é Mick Taylor? O nome do guitarrista vem sendo recentemente bastante relacionado ao grupo. Tudo porque uma volta triunfal dele à banda está sendo ensaiada. No ano passado, nas comemoração dos 50 anos do grupo, ele foi um dos convidados ilustres de uma série de shows. Sim, Jagger não foi o único Mick a integrar a maior banda de rock and roll de todos os tempos.


O guitarrista, nascido em Welwyn Garde City (Inglaterra), tocou nos Rolling Stones entre 1969 e 1974. Antes, ele foi membro da banda do bluesman John Mayall. Enquanto Keith Richards abusava de todas as drogas possíveis, Mick Taylor trabalhava pela música. Foram em sessões e mais sessões praticamente sem a presença de Richards, que Taylor ajudou a moldar e criar clássicos eternos. Sua participação no grupo foi decisiva para a qualidade e relevância de discos clássicos como "Let It Bleed", "Goats Head Soup", "Sticky Fingers" e "Exile on Main St.". Em dezembro de 74, no meio de uma festa, ele simplesmente disse que estava de saída da banda.


Ninguém nunca entendeu direto os motivos da saída de Mick Taylor. Talvez nem ele mesmo. Em entrevistas, os próprios colegas de banda não sabiam muito bem o que falar sobre o fato. Certas coisas acontecem sem que se dê muitas explicações. A verdade é que o cara não segurou o rojão de estar no meio daquela loucura que eram os Stones no final da década de 60 e meados dos anos 70. O espírito sexo, drogas e rock and roll não encantava tanto assim o talentoso músico. Já os colegas de banda, viviam muito mais o sexo e as drogas do que a música. Isso, de certa forma, incomodou o tímido e introvertido Taylor.


Ao assistir um show daquela época é possível notar que o ex-guitarrista era um peixe fora d'água no meio daquela insanidade. Na minha opinião, ele é o melhor músico que já passou pelos Stones. Keith Richards é um mago dos riffs, mas Mick Taylor é um  guitarrista mais completo. O próprio Richards falou, nessa semana, que Taylor vai participar ativamente da próxima turnê da banda, que talvez passe pela América do Sul. O figuraça Ron Wood, substituto de Taylor, não deve temer pelo seu emprego. Se os Stones com dois guitarristas já são a maior banda de rock ainda em atividade, imagina com este reforço de peso!!

Comentários

Anônimo disse…
Reconheço que Mick Taylor é um excelente músico, mas a minha preferência é por Brian Jones por ter sido um músico que sabia ler música e tocar vários instrumentos.

Wagner R Silva
Maceió/AL

Postagens mais visitadas