Com o Grêmio, até no Recife


Texto originalmente publicado no glorioso site www.mesadebardogremio.com.br

Em Recife, capital do Estado de Pernambuco, Nordeste brasileiro, distante mais de 3,7 mil quilômetros de Porto Alegre, os gremistas tem um lugar obrigatório para visitar. Não, não é o famoso Estádio dos Aflitos, onde em 2005 o Tricolor operou um dos maiores milagres de sua história. Também não é a Ilha do Retiro, local em que o time da Azenha venceu o Sport Recife diversas vezes. Muito menos o Mundão do Arruda, templo sagrado do futebol nordestino e local de triunfos do Grêmio e históricos shows de Rock. O local que eu falo é um bar, o Bar do Grêmio.


O nome oficial não é este, mas sim Bar do Gringo. O lugar fica no tradicional bairro de Boa Viagem, parte nobre do Recife, perto da praia. Ao chegar no recinto já é possível ver porque ele é conhecido como o reduto tricolor na capital pernambucana. A fachada é toda ela pintada em azul, preto e branco e nas paredes símbolos do Imortal estão desenhados e coloridos com as nossas tradicionais cores. Durante o dia, é servido um delicioso almoço com comida caseira, típica aqui do nosso Estado. À noite, petiscos variados e cerveja gelada. Dias de jogos do Grêmio são mais do que especiais com televisores e um telão estão lá para quem quiser assistir e torcer.


Se engana quem pensa que no lugar só se encontram gaúchos que mora lá ou estão de passagem. O Grêmio, assim como os clubes de Rio e São Paulo, possui uma grande torcida de nordestinos. Muitos deles filhos de país gaúchos ou nativos mesmo que se encantaram com a história vitórias do Tricolor e passaram adotá-lo como primeiro time de coração. Vários deles com quem conversei citam os times dos anos 80, 90 e o início da era de 2000 como referências e pontos de partida da paixão pelo clube que veste azul, preto e branco no Brasil. Nas paredes do boteco, é possível ver diversos pôsteres dos incontáveis títulos gremistas e outros recuerdos do Gringo gaúcho, proprietário da casa.


Dá próxima vez que o amigo gremista estiver pelas bandas do Recife vá lá na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 4600, no bairro de Boa Viagem. Ou é só perguntar pelo Bar do Grêmio ou do Gringo. Tanto faz. Com certeza, você vai se sentir um pouco mais próximo do Olímpico ou da Arena mesmo a mais de 3,7 mil quilômetros longe de Porto Alegre.

Comentários

Postagens mais visitadas