PF prende 13 pessoas suspeitas de fraudar mais de R$ 5 milhões em contas bancárias


A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quinta-feira, 13 pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em fraudes bancárias por intermédio da internet, sendo 10 no Rio Grande do Sul e 03 no Pará. Foram apreendidos imóveis, nove veículos, dois caminhões, duas caminhonetes de luxo e um modelo esportivo da marca Porsche. Uma pistola, um jet-ski, uma minimoto e eletrônicos também foram confiscados.

Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, sendo 13 no Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Tramandaí; três no Pará, no município de Marabá.

Segundo a PF, as fraudes consistiam em invasão de contas da Caixa Econômica Federal e outros bancos para subtrair valores, através de transferências a “laranjas”, pagamento de boletos bancários e tributos (especialmente IPVA) e compras de mercadorias (como materiais de construção). Empresas de fachada a serviço do grupo eram usadas para emitir boletos sem a devida contrapartida em relação à prestação de serviços ou venda de produtos, para que fossem quitados usando valores desviados das contas invadidas.

A quadrilha também comprava mercadorias e serviços usando cartões de crédito fraudados. Além disso, o grupo invadia contas de clientes de empresas aéreas para emitir passagens a terceiros usando os pontos do programa de milhagem das vítimas.

O valor total estimado das fraudes cometidas é de mais de R$ 5 milhões, podendo atingir valores superiores a partir da análise do material apreendido. Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, estelionato, formação de quadrilha e interceptação telemática criminosa. Somadas, as penas podem ultrapassar 25 anos de reclusão.

O nome da operação vem do fato de a quadrilha usar servidores dedicados de rede, localizados no exterior, como forma de tentar ocultar suas ações e dificultar as investigações.

Comentários

Postagens mais visitadas