Gripe deixa Dilma fora da Feira do Livro de Porto Alegre


A secretária de Imprensa da Presidência da República, Helena Chagas, confirmou que a presidente Dilma Rousseff cancelou a vinda a Porto Alegre para a solenidade de abertura da 57ª Feira do Livro, no fim da tarde desta sexta-feira. Segundo o Planalto, Dilma está com uma forte gripe e despachou, só pela manhã, no Palácio da Alvorada. O presidente da Câmara Riograndense do Livro, João Carneiro, disse ainda não ter sido comunicado da decisão tomada em Brasília.

O Planalto também já confirmou que nenhum representante do governo federal vai participar da Feira. O cancelamento, em função do estado de saúde da presidente, é preventivo, já que na terça-feira, Dilma segue para a França, onde participa, em Cannes, da reunião de chefes de Estado e de Governo do G-20, o grupo dos 20 países mais ricos do mundo.

O anúncio frustou a expectativa da organização do evento de receber, pela primeira vez, em 57 anos, na Praça da Alfândega, a visita de um Chefe de Estado brasileiro. Considerada a maior a céu aberto na América Latina, a Feira do Livro de Porto Alegre só ciceroneou um presidente até hoje, o uruguaio Julio María Sanguinetti, em 1995, quando o país vizinho foi homenageado.

A agenda de Dilma previa o detalhamento, em Porto Alegre, do edital do programa de incentivo "Livro Popular", cuja meta é baratear e popularizar o livro utilizando R$ 36 milhões em recursos do Fundo Nacional de Cultura. O objetivo é de que o plano montado pela Fundação Biblioteca Nacional viabilize a venda de títulos em papel por até R$ 10.

A Feira do Livro da Capital ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro na Praça da Alfândega, avenida Sepúlveda e Cais, das 12h30min às 21h, e das 9h30min às 20h, na área Infantil e Juvenil. Serão mais de 700 sessões de autógrafos, 150 encontros com o livro, com 423 autores: 19 internacionais, 39 de outros estados e 365 gaúchos. Entre os autores internacionais com vinda confirmada, os argentinos Alan Pauls e Eduardo Sacheri, a portuguesa Lídia Jorge e o paquistanês Tariq Ali.

Comentários

Postagens mais visitadas