Vence nesta quarta prazo para que leitores votem no patrono da Feira do Livro da Capital


Leitores que quiserem ajudar na escolha do Patrono da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre terão só até as 18h desta quarta-feira para votar. O prazo, que de início vencia no dia 10, já foi prorrogado. Basta ir até uma livraria credenciada e votar em um dos quatro candidatos. Cada livraria associada é responsável por apurar os votos e divulgar o nome do vencedor. Também vence no fim da tarde desta quarta o prazo para que os demais membros do colégio eleitoral que define o patrono encaminhem o voto.

Segundo o presidente da CRL, João Carneiro, a indicação de cada livraria representa um voto. Para o próximo ano, a intenção é ampliar a forma de participação popular. Além das livrarias, a escolha envolve os associados, ex-patronos, ex-presidentes da CRL, Conselho Estadual de Cultura, Conselho Estadual de Educação, titulares de entidades vinculadas ao livro, autoridades, reitores de universidades e representantes dos patrocinadores e apoiadores. O grupo soma cerca de 300 votos.

Airton Ortiz, Celso Gutfreind, Jane Tutikian e Luiz Coronel concorrem ao cargo de patrono. José Clemente Pozenato declinou do convite. O vencedor deve ser anunciado em 27 de setembro. A 57ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega.

Confira o perfil de cada patronável

Luiz Coronel
O escritor e publicitário nasceu em Bagé e é formado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Com cerca de 50 livros publicados, Luiz Coronel é membro da Academia Rio-Grandense de Letras desde 1999. O patronável também é compositor, escreve poemas e causos.

Airton Ortiz
Nascido no interior de Rio Pardo, o jornalista escreve desde a década de 90 livros e reportagens sobre as viagens pelo mundo. Ortiz já ganhou o Prêmio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. É patronável da feira pela sexta vez e já foi patrono de eventos semelhantes no Interior do Estado dez vezes.

Jane Tutikian
Nasceu em Porto Alegre, é pós-doutora em Literatura e diretora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O primeiro livro é “Batalha Naval”, publicado em 1981. Jane é membro da Academia Rio-Grandense de Letras e participou de dezenas de antologias e livros organizados e publicados para o inglês e para o espanhol.

Celso Gutfreind
O médico e escritor nasceu em Porto Alegre e tem 26 livros publicados, entre poemas, contos infanto-juvenis e ensaios sobre humanidades e psicanálise. Gutfreind é pós-doutor em Psiquiatria da Infância e participou de diversas antologias no Brasil e no exterior, com obras traduzidas para o francês, o inglês e o espanhol.

Comentários

Postagens mais visitadas