Justiça manda sem-terras deixarem granja invadida em Sananduva


A Justiça de Sananduva determinou que os cerca de 250 integrantes do Movimento Sem Terra que ocuparam a Granja Bela Vista, na localidade de Três Pinheiros, a 12km da ERS-126, no Norte gaúcho, deixem a propriedade. A reintegração de posse foi expedida em favor do dono da terra, José Castro Botelho Machado. De acordo com o Movimento, os ativistas pediram para permanecer na região até o fim da manhã desta quarta, quando um encontro na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Porto Alegre, recebe os líderes do MST para discutir as reivindicações do setor.

Para os sem-terras, o governo gaúcho descumpriu um acordo feito em abril deste ano, quando o governador Tarso Genro se comprometeu a agilizar a reforma agrária no Estado. O MST espera a compra de uma área no Norte do RS para assentar 100 famílias, além da desapropriação das Fazendas Palermo, em São Borja, e Santa Verônica, em Santa Margarida do Sul.

O secretário de Desenvolvimento e Cooperativismo, Ivar Pavan, negou que o governo tenha descumprido o acordo e disse manter o diálogo com os sem-terra. Ele admitiu, porém, que o governo gaúcho não consegue, sozinho, fazer a reforma agrária. Conforme Pavan, o Estado espera decisões da justiça sobre as áreas desapropriedadas e a liberação de recursos do Incra para a compra das terras.

Além da área em Sananduva, o MST montou acampamento em Viamão, na região Metropolitana, nas imediações da praça de pedágio da ERS-040, onde os colonos entraram em conflito, nessa manhã, com a Brigada Militar, e junto à BR-285, em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra.

Comentários

Postagens mais visitadas