Enxurrada: cinco municípios do Norte gaúcho devem decretar situação de emergência


O município de Derrubadas, no Norte gaúcho, foi o último a encaminhar a Notificação Preliminar de Desastre à Defesa Civil gaúcha. O documento deve ser recebido em Porto Alegre nesta sexta-feira. Com isso, chega a cinco o número de cidades que já relataram prejuízos devido à enxurrada que atingiu a região, entre terça-feira e ontem.

Em Derrubadas, cerca de duas mil pessoas foram atingidas pelo temporal. Foram registrados prejuízos em lavouras de milho e na produção de leite. A cheia do rio Turvo, na localidade de Linha Concórdia, obrigou 16 pessoas a sair de casa e procurar abrigo em casa de familiares. Também foram registrados problemas no abastecimento de água, luz e nas telecomunicações.

Já em Vicente Dutra, o hospital da cidade foi inundado e o atendimento a população prejudicado. Três escolas municipais também foram atingidas e as aulas só devem ser retomadas na semana que vem. De acordo com o prefeito Osmar José da Silva, 30 das 48 famílias desalojadas já voltaram para casa, mas a previsão de mais chuva nos próximos dias e o aumento do nível do Rio Uruguai preocupam.

Em Caiçara, o prefeito Zildo Roggia se mostrou mais otimista depois que parte das 600 famílias que haviam ficado isoladas no interior começou a voltar para casa. Quase 90% das estradas ficaram alagadas e sofreram danos. Roggia destacou que dezenas de hectares de milho, feijão e pastagem para gado leiteiro foram perdidas.

Já em Alpestre, a situação é mais complicada na área rural, mas não há registros de desabrigados. A preocupação maior é com o abastecimento de água, que pode ser prejudicado.

No município de Iraí, quatro casas, no bairro Baixada foram atingidas pelo rio Uruguai e cerca de 15 moradores precisaram deixar os imóveis. O grupo se abrigou em um prédio onde funcionava uma creche na cidade, na Vila Militar. Um trecho de 190 quilômetros de estradas vicinais, que a prefeitura havia recuperado, foi danificado. A Notificação Preliminar de Desastre também deve ser entregue à Defesa Civil estadual nesta sexta-feira.

O órgão ainda pretende avaliar a situação dos estragos em mais dois municípios - Pinheiro do Vale e Vista Gaúcha -, no Noroeste gaúcho.

Comentários

Postagens mais visitadas