Investigada possível célula gaúcha de grupo disposto a refundar partido neonazista


A Polícia Civil gaúcha começou a investigar possíveis células, no Rio Grande do Sul, de um grupo neonazista que, por meio de um site na Internet, está convocando adeptos à ideologia para refundar o Partido Nacional-Socialista Brasileiro. A organização havia sido extinta, em 1938, quando era formada por imigrantes alemães que viviam no Brasil. Em 2011, no endereço (www.nacional-socialismo.com), o grupo passa a usar como base a filosofia do filme Matrix, e pede que o usuário escolha entre a pílula vermelha, ou seja, conhecer a liberdade de pensamento para poder compreender melhor a vida, ou a pílula azul e continuar onde está. Ao clicar na imagem da pílula vermelha, porém, o usuário é alertado de que está prestes a trilhar um caminho sem volta.

O site ainda reúne diversos textos, vídeos e fotos com conteúdo nazista e adoração à doutrina do líder alemão Adolf Hitler. Em uma das passagens, o grupo defende que o potencial revolucionário das idéias do partido vai desestabilizar a massa insossa e decadente do que é "politicamente correto" da Nova Ordem Mundial. A frase "terão que nos engolir" é escrita e grifada em letras maiúsculas. Ideias preconceituosas contra negros, judeus e homosexuais também aparecem no site do grupo.

No Rio Grande do Sul, a Polícia Civil garante seguir monitorando os movimentos de grupos ligados ao neo-nazismo. De acordo com o delegado Paulo César Jardim, já existe uma preocupação com o dia 20 de abril, data do nascimento de Hitler. Possíveis ações de grupos simpatizantes ao nazismo continuam sendo investigadas pelo setor de inteligência da polícia. Uma banda de rock pesado, com letras homofóbicas e nazistas, segundo a Polícia, tem feito shows regulares na Capital. No Estado, cerca de 30 pessoas já foram indiciadas em inquéritos policiais por ligação com grupos neonazistas. O delegado, que há dez anos responde pelos casos do tipo, sustenta que muitas tragédias já puderam ser evitadas através do monitoramento de pessoas ligadas ao nazismo.

Em novembro de 2010, foram apreendidos diversos materiais pertencentes a uma célula neonazista em uma residência da rua Riachuelo, no centro de Porto Alegre. A apreensão partiu de uma informação obtida pela polícia de que um grupo havia reunido explosivos e armas de fogo. Os policiais apreenderam um notebook, símbolos, emblemas, livros, CDs, armas brancas e filmes produzidos pelos neonazistas. Entre eles, um vídeo incitando violência contra negros, incluindo uma ameaça direta ao senador Paulo Paim.

Em maio de 2009 a Polícia Civil já havia desmantelado outras cinco células neonazistas no Estado. Na ocasião, um grupo de Teutônia, no Vale do Taquari, foi desarticulado após a morte de um casal no Paraná. O crime ocorreu durante uma disputa de poder pelo comando de uma organização nacional neonazista. Na ocasião, um jovem foi detido.

Comentários

Robson Brandão disse…
No site não diz nada disso, nem faz nenhuma apologia a qualquer tipo de ódio. Peço que você (escritor) e vocês leitores que entrem no site referido e tirem suas próprias conclusões.

Postagens mais visitadas