De cada dez armas furtadas de fóruns em todo o País, uma sumiu em Caxias do Sul


Relatório da CPI do Tráfico de Armas e da Violência Urbana da Câmara dos Deputados revelou que, desde 2004, 3.259 armas sob guarda da Justiça foram furtadas de 73 fóruns brasileiros. Pelo menos 10% delas, cerca de 340 peças, foram subtraídas do fórum de Caxias do Sul, na Serra gaúcha. O relatório ressaltou, ainda, que o arsenal roubado pode ser maior devido ao receio dos Tribunais de revelar o volume armazenado.

De acordo com o relator da CPI, deputado Paulo Pimenta, a falta de segurança e a carência de recursos humanos facilitam a ação dos criminosos. Servidores dos fóruns, terceirizados ou não, também preocupam a comissão. Estagiários de Direito, conforme o relatório, podem ter ajudado no sumiço de parte das peças roubadas. Pimenta defende, ainda, a tese do Conselho Nacional de Justiça, de que as armas sob custódia judicial sejam inutilizadas.

O Rio Grande do Sul (RS) é o 4º estado com o maior número de armas apreendidas no País, segundo revelou o CNJ, nesta semana. O arsenal chega a 19,3 mil unidades e contém fuzis montados em Israel, Estados Unidos e França, inclusive o AK-47, o mais fabricado de todos os tempos, produzido na antiga União Soviética. Os equipamentos foram tomados pela polícia de quadrilhas gaúchas. Cada arma fica com o Judiciário por período de dois a três anos, o tempo médio necessário para o fim de um processo.

Comentários

Postagens mais visitadas