Tarso Genro espera que Multipalco fique pronto em dois anos


Em comemoração ao dia Internacional do Teatro, o Governador Tarso Genro visitou, nessa tarde, as obras do complexo Cultural Multipalco, em Porto Alegre. No encontro, ele foi recepcionado pela presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher. Após visitar as instalações já prontas e as obras que estão em andamento, Tarso afirmou que espera que o Multipalco seja inaugurado dentro de dois anos. Ele confirmou que uma comissão do Governo do Estado vai iniciar as tratativas com a Fundação para a arrecadação dos recursos que faltam.

O Multipalco, juntamente com o Theatro São Pedro, forma o maior complexo cultural da América Latina, ocupando um espaço de mais de 20 mil m² no coração da capital gaúcha. Eva Sopher afirma que o projeto não é apenas uma obra, mas algo inédito na cultura do Rio grande do Sul.

Já o Secretário da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, saudou a visita e o bom andamento das obras. Ele vai presidir a comissão governamental que irá se reunir com a direção da Fundação em busca de soluções para arrecadação dos recursos necessários para o fim das obras. Porém, ele ressaltou que o poder público ficará atento a destinação de espaços para que artísticas locais possam usufruir do complexo cultural.

O aporte financeiro, que ainda falta para a conclusão das obras do Multipalco, é de cerca de R$ 18 milhões. A Companhia Estadual Energia Elétrica (CEEE) poderá disponibilizar, nos próximo dias, cerca de R$ 1,5 milhão para o projeto. O Governo do Estado já encaminhou, também, pedido ao Tribunal de Contas do Estado para que a Fundação Theatro São Pedro seja novamente habilitada a receber recursos via Lei de Incentivo à Cultura. Desde 2005, a Fundação não pode receber recursos públicos via LIC, devido a suspostas irregularidades.

Comentários

Postagens mais visitadas