Estado define ações emergenciais para combate à estiagem


O vice-governador Beto Grill coordenou, nesta tarde, uma reunião sobre os efeitos da estiagem no Estado. No encontro ficou definido o abastecimento de água nos municípios afetados por meio de três reservatórios-pipa, com capacidade de 4,5 mil litros de água cada, além da distribuição de cestas básicas no interior de Candiota, uma das cidades que decretaram situação de emergência devido à seca. Outros municípios que encaminharam o decreto foram Pedras Altas e Herval, no Sul do Estado.

No encontro foi criado um grupo de trabalho responsável pelas ações de combate à seca que atinge a Metade Sul do Estado. O grupo vai ser composto pelas pastas de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, e Agricultura, Pecuária e Agronegócio, além da Defesa Civil e Emater. Na semana que vem, o grupo se reúne mais uma vez.

Grill destacou que, apesar das medidas emergenciais, o governo vai procurar criar alternativas para o futuro. "Vamos realizar uma série de iniciativas com a intenção de amenizar o problema na região Sul do Estado. Mesmo com as ações de caráter emergencial, como abastecimento de água, não deixarão de ser tomadas outras a longo prazo. Especialmente os projetos de açudagem e irrigação na região Sul", definiu Beto Grill.

A médio prazo ficou definido, ainda, o estabelecimento de microaçudes e bebedouros, visita aos locais afetados, e orientação, por parte da Defesa Civil, aos prefeitos de como proceder para decretar estado de emergência. A longo prazo, serão executados projetos de açudagem e irrigação.

Comentários

Postagens mais visitadas