Mãe de Deus assume gestão do Hospital Universitário da Ulbra


A Prefeitura Municipal de Canoas anunciou, nesta tarde, que foi escolhida a proposta de gestão do grupo hospitalar Mãe de Deus para administrar o Hospital Universitário da Ulbra. O convênio firmado com o município tem duração de cinco anos e a transição tem início já em 1º de janeiro de 2011. Conforme o prefeito Jairo Jorge, os fatores que determinaram a escolha do Mãe de Deus foram a destinação de 70% dos leitos do hospital a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e aporte financeiro do município inferior ao previsto pela Santa Casa de Misericórdia.

Jairo Jorge confirmou que a meta é ampliar o total de leitos, dos atuais 120 para 500, sendo 350 para atendimento pelo SUS. O número de consultas eletivas e de exames também deve ser aumentado. A expectativa é de que, até o fim de 2011, o hospital já esteja funcionando com toda a capacidade.

O prefeito ainda assegurou a permanência dos atuais 750 funcionários, com a possibilidade da contratação de mais 250. Outra garantia que a Prefeitura de Canoas deu à Ulbra para assinar o convênio foi a de manter o caráter universitário do hospital, a fim de que estudantes e residentes de Medicina sigam atuando no estabelecimento.

O HU chegou a fechar, em abril de 2009, e reabriu em outubro do mesmo ano. Doze meses depois, o hospital funcionava com déficit mensal de R$ 1,8 milhão, segundo a Reitoria da Ulbra.

Comentários

Postagens mais visitadas