Hospital de Guaíba terá apenas um médico para atender a população durante o Natal


O Hospital Nossa Senhora do Livramento, de Guaíba, terá apenas um médico plantonista para atendimento à população, durante a semana do Natal e do Ano Novo. A instituição foi uma das dez que enviou ao Sindicato Médico do Rio Grande do Sul a escala de plantonistas para os feriadões de fim de ano. O Simers havia encaminhado o pedido a 24 instituições que atendem pelo SUS e convênios para verificar as condições de atendimento.

Na segunda-feira, o sindicato irá encaminhar uma representação para que o Ministério Público solicite ao Hospital que disponibilize mais um médico plantonista. A Secretaria de Saúde do município também deve ser procurada para solucionar o problema. De acordo com resolução do Ministério da Saúde, os hospitais devem escalar dois clínicos para atendimento em plantões. Um deles responsável pelas consultas de rotina e outro para casos mais graves. Segundo o último Censo do IBGE, Guaíba possui mais de 95 mil habitantes.

O Simers também vai, juntamente com o MP, pressionar os hospitais que não encaminharam suas escalas para que divulguem o documento e não deixem de cumprir o minímo estabelecido. A intenção é reforçar o plantão médico durante o feriado de Ano Novo, período em que aumentam as ocorrências clínicas e casos graves nos hospitais.

Entre as instituições que encaminharam a resposta estão os hospitais Moinhos de Vento, Ernesto Dorneles, HPS e Divina Providência, na Capital, além do Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, e Centenário, em São Leopoldo.

Comentários

Postagens mais visitadas