Divulgado calendário de pagamento do IPVA 2011


O IPVA 2011 pode ser pago a partir de 16 de dezembro. Os contribuintes que optarem pela antecipação da quitação do tributo, pagando até o dia três de janeiro, poderão ter desconto máximo de até 24,5% sobre o valor devido. Mas para isso, o motorista precisa se enquadrar na categoria de "Motorista Legal", ou seja, não ter recebido multas entre novembro de 2008 e outubro de 2010. O pagamento antecipado é feito até março.

De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, com o aumento de veículos multados no último ano, o número de motoristas legais caiu 6%, com o aumento das autuações. Grazziotin estima, ainda, uma queda no valor a ser pago pelo contribuinte, de 6,37%, em relação ao período anterior.

Para o pagamento parcelado do IPVA 2011, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro. Os descontos, neste caso, são de 3% para a primeira parcela a ser paga até 31 de janeiro, 2% para a segunda paga até 28 de fevereiro e 1% para a terceira, a ser paga até 31 de março. Quem não optar pelo pagamento antecipado deve pagar de abril a junho, conforme a placa do veículo.

A partir da semana que vem, os motoristas começam a receber a correspondência para o efetuar o pagamento. Porém, o valor do seguro obrigatório não vem incluído no boleto. O IPVA pode ser quitado nas agências, terminais de auto-atendimento e nas páginas do Banrisul, Bradesco, Branco do Brasil e Sicredi na Internet.

Atualmente a frota de veículos no Rio Grande do Sul é de 4,6 milhões. Um milhão e meio de veículo estão isentos de pagar o imposto, por terem sido fabricados há 20 anos ou mais. A expectativa de arrecadação com o IPVA 2011 é de R$ 1,5 bilhão. Metade do valor fica para o Estado e os outros 50% com o município onde o veículo foi emplacado.

Comentários

Postagens mais visitadas