Prefeitura de Canoas passa a administrar o Hospital Universitário da Ulbra


A Prefeitura de Canoas assumiu, nesta tarde, a gestão do Hospital Universitário da Ulbra (HU). Por meio de um contrato de cinco anos de cessão, o Executivo Municipal passa a gerir as atividades da instituição. Para viabilizar o processo, a Prefeitura vai lançar um edital para que instituições filantrópicas do Estado possam apresentar plano de ações e se tornarem parceiras na gerência do HU. O documento deve ser publicado em 16 de novembro e as entidades interessadas terão 15 dias para apresentar os planos.

De acordo com o prefeito de Canoas, o novo convênio deve ser firmado até dezembro, quando a entidade vencedora do edital já vai começar a atuar na instituição. Jairo Jorge destacou que a meta do convênio é ampliar dos atuais 120 para 500 leitos, sendo 350 destes para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também o número de consultas eletivas e exames deve ser aumentado, além da garantia de que os atuais 750 funcionários permaneçam e mais 250 sejam contratados. Outra garantia que a Prefeitura de Canoas deu à Ulbra para a assinar o convênio foi a de manter o caráter universitário do hospital, a fim de que estudantes e residentes de Medicina sigam atuando no estabelecimento.

O reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, destacou que a medida é mais uma parte integrante do processso de reconstrução financeira da universidade. Ele afirmou, ainda, que o novo convênio pode colocar, pela primeira vez, o Hospital funcionando com toda a capacidade. Atualmente, o HU tem um déficit de R$ 1,8 milhão mensais. A instituição chegou a fechar, em abril de 2009, e reabriu em outubro do mesmo ano. O reitor estima que, em 2011, as finanças da Ulbra já estejam equilibradas.

Comentários

Postagens mais visitadas