Nova ponte sobre o rio Jacuí deve ficar pronta em pouco mais de dois meses


De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a nova ponte sobre o Rio Jacuí, na RSC-287, fica pronta em novembro. O Consórcio Cidade–M. Martins trabalha na estrutura. As fundações já foram concluídas e dos oito pilares, sete já ficaram prontos. O Daer, porém, alertou que atrasos podem ocorrer devido ao mau tempo.

No momento, dois dos nove vãos já foram lançados e recebem as lajes. Atualmente, trabalham cerca de 110 pessoas na obra. A nova ponte tem estrutura metálica, empregando mil toneladas de aço e mais de 3 mil metros cúbicos de concreto. A nova ponte tem 420 metros de extensão e 13 metros de largura, com investimento total de R$ 39,9 milhões.

Já o levantamento da situação das mais de mil pontes e viadutos no Estado, previsto para começar no início do ano, logo que a ponte de concreto na RSC-287 desabou, ainda não saiu do papel. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística, as ações práticas do grupo de trabalho formado pelo governo do Estado só devem começar após a conclusão da nova ponte sobre o Jacuí. A comissão é formada por representantes da secretaria, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea/RS), Daer/RS, e de universidades como a UFRGS, PUC/RS e Unisinos.

Na manhã de 5 de janeiro, um trecho de cerca de cem metros da ponte sobre o rio Jacuí, na RSC-287, entre Restinga Seca e Agudo, cedeu. Cerca de 15 pessoas estavam sobre a ponte. Cinco morreram, incluindo Hilberto Boeck, vice-prefeito de Agudo.

Comentários

Postagens mais visitadas