Lâmpada Mágica apresenta: A ARCA DE NOÉ


A ARCA DE NOÉ

Texto e direção de Zé Adão Barbosa

Uma verdadeira festa para crianças de todas as idades, o musical A Arca de Noé estreia em Rosário do Sul em 24 de agosto (terça-feira), às 15h, seguindo depois para Alegrete, Caçapava do Sul e Rio Pardo. O espetáculo integra a 11ª temporada do Projeto Lâmpada Mágica e, durante a turnê, o elenco da peça também fará uma palestra sobre “Criatividade” no horário da manhã. (Confira o serviço no final do release). A entrada é franca, com sugestão de doação de material escolar. O projeto Lâmpada Mágica tem o patrocínio da AES SUL, com o financiamento da Lei Rouanet/MinC e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é da Cida Planejamento Cultural.

A Arca de Noé tem direção e texto de Zé Adão Barbosa, com direção musical de Marcelo Delacroix para as músicas de Vinícius de Morais. A vencedora do Prêmio Tibicuera 2009de Melhor Peça Infantil mostra a vida de uma trupe de atores que canta e toca ao vivo ao contar a história de Noé e sua Arca, povoada com um casal de cada bicho que existia na Terra após o dilúvio. As belas canções destacam alguns animais como as abelhas, a corujinha, o gato, o pato e o leão, com suas características marcantes e engraçadas.

A principal temática da peça é a reconstrução, que acontece através do trabalho conjunto de todos os indivíduos de uma sociedade. E é com a música que esta reflexão é construída, a partir das sonoridades dos poemas musicados de Vinícius de Moraes. Com ritmos simples, graciosa e cheia de inspiração nas tradições populares brasileiras, a peça aproveita o motivo bíblico para falar sobre questões importantes como a solidariedade e a cooperação entre os indivíduos para fazer do mundo um lugar melhor para viver. O elenco é formado por Álvaro Vilaverde, Beto Chedid, Clau Paranhos,Lívia Perrone e Marina Mendo.

Em todas as cidades onde o espetáculo será apresentado, o elenco fará uma palestra sobre “Criatividade” para pessoas a partir de 16 anos e interessadas em teatro. São oferecidas 20 vagas gratuitas. Entre outros temas, serão abordados a criança e o faz-de-conta, percepção, observação, interpretação, a criatividade pura aplicada, o insight criativo, a timidez e dinâmicas criativas.

A 11ª temporada do projeto Lâmpada Mágica percorrerá 26 municípios gaúchos, apresentando 16 espetáculos até o mês de novembro. Sempre com o objetivo de levar ao público espetáculos da melhor qualidade, estimulando a transformação e o crescimento das comunidades através da arte e do conhecimento. Nos próximos meses, a programação irá contar com as peças O Sobrado e Equilíbrio, o espetáculo de dança Tablao e os espetáculos infantis Os Saltimbancos, Encantadores de Histórias e Jogo de Memória.

Ao longo de sua trajetória, o projeto Lâmpada Mágica levou até o público de 57 cidades gaúchas 81 grupos de teatro e de dança da melhor qualidade para todas as idades. Foram 754 apresentações para 274.978 espectadores. Durante as turnês, atores, bailarinos e diretores desenvolvem oficinas promovendo a troca de experiências, um estímulo à transformação e ao crescimento das comunidades através da arte e do conhecimento. O projeto tem o apoio da República das Ideias e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A Arca de Noé – a peça

24 de agosto (terça-feira), 15h, ROSÁRIO DO SUL – Teatro Municipal João Pessoa (Rua Amaro Souto, s/nº)
25 de agosto (quarta-feira), 15h, ALEGRETE – Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Oswaldo Aranha, s/nº)
26 de agosto (quinta-feira), 15h, CAÇAPAVA DO SUL – Clube União Caçapavana (Rua 15 de Novembro, 84)
27 de agosto (sexta-feira), 15h, RIO PARDO – Clube Literário Recreativo (Rua Andrade Neves, 317)

Palestra “Criatividade”

24 de agosto (terça-feira), 10h, Rosário do Sul– Salão de Eventos da SMEC (Rua Amaro Souto, 2501)
25 de agosto (quarta-feira), 10h, Alegrete - Centro de Educação a Distância e Apoio Pedagógico (Rua Venâncio Aires, 360)
26 de agosto (quinta-feira), 10h, Caçapava do Sul – Clube União Caçapavana (Rua 15 de Novembro, 84)
27 de agosto (sexta-feira), 10h, Rio Pardo – Centro Regional de Cultura (Rua Andrade Neves, 679)

Comentários

Postagens mais visitadas