Prefeitos gaúchos apelam por mais infraestrutura em pesquisa pré-campanha


A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) divulgou, hoje, uma pequisa apontando que a infraestrutura, seguida de perto pela agricultura, é a principal reivindicação dos prefeitos gaúchos aos futuros mandatários do Planalto e do Palácio Piratini. Intitulado "O que os municípios esperam dos futuros governantes", o estudo apontou as 10 prioridades elencadas pelos prefeitos de 337 cidades do Estado, que responderam ao questionário.

A infraestrutura foi o item mais assinalado, com 29%. Os prefeitos solicitaram investimentos em estradas, pavimentação asfáltica, construções de acessos, pontes, habitação, saneamento e abastecimentos de água. A segunda prioridade foi a agricultura, com 27%, principalmente investimentos em agricultura familiar, programas de acesso a crédito, agroindústrias e incentivo para compra de máquinas. Em terceiro lugar, com 15%, ficou a saúde, onde os prefeitos citaram a necessidade de recursos para construção de hospitais, disponibilização de veículos, reforço no atendimento e acesso a medicamentos.

De acordo com o presidente da Famurs, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, a pesquisa é um indicativo inédito nas necessidades dos prefeitos gaúchos. Ele ressaltou que o estudo é um guia completo para que os candidatos ao Governo do Estado possam atuar junto a cada reivindicação das regiões. “Nós vamos atuar junto com os municípios para cobrar dos governantes que cumpram as expectativas do estudo”, afirmou.

Entre amanhã e quarta-feira, a Famurs promove o 30º Congresso dos Municípios do Rio Grande do Sul, quando deve apresentar a pesquisa para os candidatos ao governo do Estado e à Presidência da República. No evento, amanhã, a Federação vai reunir Yeda Crusius (PSDB), Tarso Genro (PT) e José Fogaça (PMDB) para debater os temas apresentados na pesquisa e responder perguntas dos prefeitos. Na quarta-feira, Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB) comparecem ao evento. Dilma Rousseff (PT) alegou que só vem ao Estado novamente, no período oficial de campanha.

Foram destacadas, ainda, como prioridades pelos prefeitos, as áreas da educação, desenvolvimento econômico, segurança, receitas municipais, assistência social, trânsito e cultura/turismo. As informações da pesquisa podem ser conferidas, na íntegra, no site www.famurs.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas