Bienal do Mercosul promove encontro de corais na Concha Acústica do Multipalco


O mês de maio começa com mais uma das atividades culturais permanentes da 11ª Bienal do Mercosul. “O Triângulo da Música” vai unir a Bienal e a FECORS (Federação dos Coros do Rio Grande do Sul) no primeiro encontro de corais, que será realizado na Concha Acústica do Multipalco, no próximo domingo, dia 07 de maio, às 10h, com entrada franca.

"O Triângulo da Música: Bienal e o encontro de Coros da Fecors" terá a apresentação de cinco corais contando com a participação de 115 pessoas, entre coristas, músicos e regentes. Segundo o coordenador do evento, Severino Seger, presidente da FECORS, “O Canto coral tem participação muito importante na vida do nosso povo e a Bienal é um meio para que as pessoas participem da história cultural do Rio Grande do Sul, em um evento que tem como objetivo mostrar o que temos de belo na arte, música, teatro e história cultural”.

A FECORS foi fundada oficialmente em 1980 e atualmente com sede em Nova Petrópolis, desenvolve e aperfeiçoa o canto coral. Ao lado do movimento tradicionalista, este é estilo com o segundo maior número de apreciadores e praticantes no Rio Grande do Sul. Tradição trazida pelos Italianos e alemães, e que conta com cinco mil grupos organizados no Estado. Os coros participam de festivais regionais, estaduais, nacionais ou internacionais. Os municípios com maior tradição, como Nova Petrópolis e Teutônia, chegam a contar com mais de 30 grupos.

As atividades culturais permanentes foram abertas no dia 26 de março, com um concerto na Igreja das Dores. No dia 19 de abril um seminário debateu a África atual e no último dia 30, crianças e artista reuniram-se no Parque da Redenção durante o evento “Arte na Praça: o Triângulo das Crianças”. Entre as atividades programadas está a vinda do Senador Cristovam Buarque, para uma conferência sobre a educação como instrumento para reduzir desigualdades, na Assembléia Legislativa. Ainda em maio, também está prevista uma palestra com o geneticista Sérgio Danilo Penna, que apresentará um de seus estudos sobre a genética do povo brasileiro. A Bienal do Mercosul também fará uma parceria com a Feira do Livro de Porto Alegre trazendo o escritor nigeriano ganhador do prêmio Nobel de literatura, Wole Soyinka. Todas as atividades terão entrada gratuita.

Eventos Culturais Permanentes da 11ª Bienal do Mercosul: "O Triângulo da Música: Bienal e encontro de Coros da Fecors": 

Onde: Concha Acústica do Multipalco - Theatro São Pedro. 
Quando: dia 07 de maio, domingo, às 10h. Aberto ao público e em caso de chuva será realizado no Theatro São Pedro. 
ENTRADA FRANCA.

Comentários

Postagens mais visitadas