Uma fauna chamada David Bowie

O ano era 2009 ou talvez 2010. Eu andava pela famosa rua Augusta de São Paulo em busca de algo pra comer (alimentar o corpo mesmo) numa tarde quente de maio. Entre opções de gosto e saber duvidosos, eis que encontrei um sushi que parecia bem honesto. Ao entrar no lugar uma jovem, de no máximo uns 18 anos, saiu e me chamou a atenção. Além da beleza física, ela vestia uma camiseta escrita: "Bowie já pegou quem eu queria". Sensacional que aquela guria que recém tinha saído das fraldas já tenha noção de quem é David Bowie.

Mas será que ela não comprou a camiseta só pelo que estava escrito? Pode ser. Mas prefiro acreditar que Bowie é capaz mesmo de povoar o gosto musical de pessoas com 18 ou 80 anos. 2016 tinha tudo para ser o ano de Bowie: o eterno Camaleão chegava aos 69 anos em plena forma e lançou um dos melhores álbuns de sua discografia mais recente."Blackstar" comprovou que ele não era apenas um animal pertencente à família Chamaeleonidae. David Bowie era uma fauna complexa, feroz e criativa. Muito mais que um simples lagarto.


Mas infelizmente um câncer no fígado acabou com a vida do músico inglês. Ele morreu no apartamento onde morava em Nova York. David Bowie foi diagnosticado com a doença dezoito meses antes, mas optou não anunciar seu estado de saúde para o público. O diretor de teatro belga Ivo van Hove, com quem trabalhou no musical "Lazarus", disse que Bowie evitou assistir os ensaios pelo avanço da doença. Após a morte de Bowie, fãs fizeram diversas homenagens. Foram distribuídas flores em um mural de Brixton, sul de Londres, onde o cantor nasceu. A fotografia da capa do álbum "Aladdin Sane" serviu de ilustração, enquanto fãs cantavam suas músicas. Outras homenagens ocorreram em Nova York, Los Angeles e Berlim. Bowie foi cremado em Nova York.

Um dia também morreremos, mas a obra de David Bowie é imortal. Ela vai permanecer para as gerações futuras descobrirem quem foi o camaleão do rock. Foram 52 anos de carreira musical, 26 álbuns de estúdio (24 como artista solo e outros dois álbuns com sua banda, a Tin Machine), nove álbuns ao vivo, 46 compilações ou coletâneas, cinco EPs, 108 singles e três álbuns de trilha sonora. A influência de Bowie ultrapassou a música e se expandiu ao cinema, à moda, a literatura, o teatro e as artes visuais. Morre o homem, sobrevive o herói que sonhava em nadar com os golfinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas