O adeus de Guardiola


"Os jogadores ficarão saturados de Pep. Ele é tão intenso que vai nos esgotar". A frase é do volante Thiago Alcântara, um dos homens de confiança de Joseph "Pep" Guardiola no Bayern de Munique, e está publicada no livro "Guardiola Confidencial", do jornalista Martí Perarnau. A contratação de Thiago foi um pedido pessoal de Guardiola quando aceitou treinar o time alemão. Ambos se conhecem muito bem, desde os tempos de Barcelona. Por isso, a frase do volante é tão emblemática agora que o técnico catalão e o clube da Baviera anunciaram que não continuarão juntos na próxima temporada.

Os motivos do fim do casamento são muitos. Guardiola não gostou da saída de Toni Kroos e desaprovou as contratações de Xabi Alonso e Mario Götze. Ele também queria o uruguaio Luiz Suarez, então no Liverpool, para o lugar de Mandzukic (com quem também não tinha boa relação) e Neymar ao invés Götze. Arturo Vidal foi outra contratação a contragosto, já que Pep queria um lateral direito para poder fixar o capitão Philip Lahn como volante.


Por outro lado, Guardiola chegou ao limite e sente que não há mais o que tirar do elenco. Grande parte da torcida não gosta das invenções do técnico (exemplo: tirar Lahn da lateral e colocá-lo no meio). A saturação que Thiago previu no livro de Perarnau parece ter acontecido: exigência do limite dos jogadores, somados à correria intensa e tensão gerada pelas respectivas trocas de posições resultou em diversos jogadores lesionados. Simplesmente o treinador parece não conseguir mais "seduzir"seus jogadores.

Guardiola deixará o Bayern após três anos de trabalho. Neste período foram dois títulos da Bundesliga (o terceiro já está quase garantido), uma Supercopa da UEFA, uma Copa da Alemanha e um Mundial de Clubes. A lista de conquistas pode aumentar com tão sonhada Champions League. Um trabalho excelente do ponto de vista dos números, mas será que suficiente para duas potências como Guardiola o Bayern de Munique?

Até junho de 2016, talvez vejamos em campo um Bayern menos modificado de jogo para jogo e com menos variações táticas. Tudo já prevendo uma transição da saída de Guardiola para a chegada do italiano Carlo Ancelotti. Sobre o futuro: Pep é desejado pelos rivais de Manchester. O United e o City prometem travar uma guerra por sua contratação. Para onde quer que vá, Pep continuará a ser um dos melhores técnicos do mundo, apesar das imperfeições. Afinal, Guardiola também é humano.





Comentários

Postagens mais visitadas