Um talento desperdiçado que o Oscar reconheceu

Com certeza isso já aconteceu com você. Estar andando pela rua e ouvir um cara ou uma mulher cantando em uma esquina qualquer. O talento do artista, com certeza, te fez pensar que ele não deveria estar ali e sim tocando para grandes platéias. Ou então, no meio daquela cerveja em algum boteco por aí você se dá conta que tem alguém se apresentando no pequeno palco, lá no canto do bar. Seja a voz, a composição ou o instrumental, algo te leva a pensar que a pessoa poderia estar gravando discos e sendo capa da Rolling Stone daquele mês.


O documentário "Searching for Sugar Man", vencedor do Oscar 2013 da categoria, é um retrato verdadeiro  e sensível do quão injusto e cruel pode ser o "show business". O filme conta a história do cantor e compositor Sixto Rodriguez, americano com origens no México, e que arrastou uma legião de fãs bem longe de sua terra natal. Por trás da figura emblemática do músico, existem lendas que reforçam o mito por trás de um homem recluso, simples e generoso. Durante a película, o diretor Malik Bendjelloul revela a incrível jornada de dois fanáticos pelo artista, Stephen 'Sugar' Segerman e Craig Bartholomew Strydom, em busca de respostas sobre o que aconteceu com o seu objeto humano de admiração. Uma curiosidade: a sequência final foi filmada na câmera de um celular Iphone, pois o orçamento havia chegado ao fim.


No meio do caminho, eles acabam descobrindo que algumas lendas são invenções muito bem feitas de sabe-se lá quem. Algumas respostas surgem pelo caminho, obstáculos precisam ser ultrapassados, telefonemas, viagens, até que um belo dia acontece a redenção de todos os envolvidos. E aqui é o ponto alto do documentário. A descoberta do paradeiro de Rodriguez, o acompanhamento de sua rotina e algumas conversas francas e sinceras que ajudam a responder algumas das questões propostas no início da jornada. Preste atenção na cena em que o dono da antiga gravadora do cantor fica irritado ao ser perguntado sobre o que fizeram com o dinheiro da venda dos álbuns de Rodriguez e do sucesso retumbante na Africa do Sul. Além do Oscar, a película venceu o BAFTA (o oscar inglês) de melhor documentário e o prêmio do júri em Sundance, além de outros vários festivais.


Os mais desatentos vão tentar classificar Rodriguez como uma espécie de cópia de Bob Dylan nascido e criado nas ruas de Detroit, no estado americano de Michigan. Mas sua música e poesia são tão impactantes quanto a de mestre Dylan. "Searching for Sugar Man" é uma daquelas pequenas jóias que, de tempos em tempos, aparecem na nossa vida para deixar algo. Seja uma lição ou mesmo a alegria de que através da arte, um talento não reconhecido no passado poderá ganhar uma segunda chance de alcançar o maior número de pessoas. O homem que, pelo menos em solo sul-africano, foi maior que Elvis, os Beatles e os Rolling Stones, segue sua jornada solitária e simples. Porque a vida é feita de escolha e elas nunca vão deixar todos contentes. Uma obra simples, honesta e sensível.

Comentários

Postagens mais visitadas