Os 50 anos da maior banda de rock de todos os tempos

Ah, o bom e velho rock and roll. Só o filho bastardo do blues, nascido e criado nos confins do sul americano lá por 1950, é capaz de produzir tantos ícones, lendas, clássicos, deuses e demônios. Por mais que se tente matar o rock, como uma alma penada, ele sempre volta para assombrar as paradas de sucessos, listas de mais vendidos e, fundamentalmente, os ouvidos alheios. Esta semana que passou foi especial para quem é movido por este estilo de vida.
Nesta semana, uma das maiores bandas de rock de todos os tempos completou 50 anos de estrada. Os Rolling Stones superaram tragédias, fracassos, doenças, velhice e loucuras para se consagrarem como a mais antiga banda em atividade no mundo rock and roll. Também comemoramos o dia mundial do rock, alusivo ao Live Aid, festival que reuniu grandes bandas em 1985 para arrecadar grana para combater a fome em países africanos.
Mas este post é para falar do Stones, sim, a maior banda de rock and roll da história. Para evitar polêmicas, eu sempre digo que os Beatles são a maior banda da história da música e os Stones a mais rock. Ao lado dos garotos de Liverpool, Mick Jagger e Keith Richard capitaniaram a Invasão Britânica ocorrida nos anos 1960, que adicionou diversos artistas ingleses nas paradas norte-americanas e que influenciaram na música pop, na moda, no comportamento e nos costumes dos jovens da época.
A dupla de amigos que se conheceu em uma estação de trem de Dartford, na Inglaterra, criou centenas de hits, lendas e histórias que preenchem bons capítulos do grande livro da história da cultura mundial. Jagger & Richards e seus comparsas produziram pelo menos 10 grandes discos de todo o mundo. Apesar de musicalmente mais toscos, os Stones souberam transformar a simplicidade de suas melodias e letras em hinos e clássicos inigualáveis. Por trás dos álbuns e das turnês estão uma coleção incomparável de groupies, bebedeiras, drogas y otras cositas más.
O aniversário de 50 anos promete ser no melhor estilo Rolling Stones, cheio de lançamentos, homenagens e, até, uma sonhada turnê de comemoração. Os últimos rumores dão conta de que a banda caí na estrada ainda este ano e, claro, vai passar pela América Latina. As pedras que nunca criaram limbo vão seguir por muitos anos fazendo rock and roll, enquanto no próximo verão ninguém mais vai lembrar de bandas que pensam que rock é só vestir uma camiseta preta e empunhar uma guitarra. Os Stones ensinam que para se fazer rock é preciso viver intensamente o rock.      
 



Comentários

Postagens mais visitadas