A cozinha instintiva

Rencemente o grande chef brasileiro, Alex Atala, concedeu uma entrevista à Rádio Gaúcha aqui de Porto Alegre. No bate-papo ele revelou qual é o lema seguido por seus funcionários e colaboradores no restaurante D.O.M., considerado o quarto melhor do mundo em eleição promovida pela revista britânica Restaurant Magazine. "Não corra, não fale e não pare" é o mantra que Atala emprega em suas criações culinárias com ingredientes exóticos vindos da Amazônia, de Pindamonhangaba ou de Tibau do Sul. O cara é simplesmente o chef de cozinha brasileiro mais conhecido no exterior e já serviu até tapioca no Hotel Ritz, em Paris.
Porém, Alex Atala é um cozinheiro profissional e metódico. Eu sou um cozinheiro instintivo. Preciso de música e uma taça (cheia de preferência) para aguçar o instinto culinário Mas aí você pergunta, o que é cozinha instintiva? Bem, não é um conceito lá muito bem definido, mas é um movimento de pessoas que até pouco tempo tinham pouco domínio sobre as panelas e que agora se aventuram no prazer que é transformar ingredientes em uma gostosa refeição. Há pouco mais de dois anos eu não sabia fritar um ovo. Minhas panelas eram limpas e sem um risco. O fogão estava sempre limpo e o forno era um território desconhecido para mim. A vontade de fazer um galanteio me fez aprender.
Cozinhar é daquelas coisas que quando se começa vira uma paixão. A cozinha institinva permite misturar ingredientes inusitados, extrapolar medidas e quantidades sempre em busca do melhor sabor. Permite também requintar pratos de ontem, reciclar as sobras de anteontem e, mesmo assim, tudo pode ficar saboroso. Não se pode deixar de ter SEMPRE em casa cebola, alho e sal. Um vinho branco de baixa qualidade também é recomendado. Queijo, pimenta do reino e tomate ajudam muito. E por aí vai. O lance é seguir o instinto e ir provando até que se chegue ao delícioso resultado (quase) final.
Nunca se falou tanto em culinária no cotidiano das pessoas. Temos um chef com status de pop star, diversos programas na televisão (que vão desde o Larica Total, Homens na Cozinha e o programa da Rita Lobo), a literatura já é vasta e os sites com receitas aumentam a cada dia. Só vai para o restaurante quem quer gastar dinheiro e perder a chance de confraternizar á beira do fogão.

Comentários

Postagens mais visitadas