Prefeitura garante concurso público para manter aberta UTI Clínica do HPS


A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre garantiu, nesta sexta-feira, que vai manter aberta a UTI Clínica do Hospital de Pronto Socorro (HPS). Representantes do município e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) - que havia denunciado a suposta intenção da Prefeitura de desativar o setor de forma gradual - foram recebidos pela promotora de Saúde e Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, Ângela Rotunno.

O secretário Carlos Casartelli adiantou, no encontro, que o Executivo deve homologar, em janeiro, o edital de concurso público para a contratação de 50 técnicos de enfermagem para o HPS. De acordo com o Simers, pacientes em estado grave passaram os últimos meses sem atendimento especializado por falta de funcionários na instituição.

Mediadora do conflito, a promotora disse acreditar em avanços na relação entre as instituições. Ela sustenta que a Saúde deve ser tratada de maneira transparente e que toda a complexidade do sistema precisa ser avaliada. Sobre a suposta depredação e o sumiço de equipamentos do Hospital Independência, a promotora disse já ter pedido explicações à Justiça Federal de Canoas, a Ulbra e a Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Comentários

Postagens mais visitadas