Sindicância vai apurar circunstâncias que fizeram gestante viajar mais de 530 km para dar à luz em NH


O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) instaurou sindicância para apurar as circunstâncias que fizeram uma gestante viajar mais de 530 quilômetros, do Sul do Estado até a região Metropolitana, para dar a luz a um casal de gêmeos. Elisiane San Martins, de 34 anos, viajou desde Santa Vitória do Palmar devido à falta de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais na região. Ela aguardou por vaga durante três dias. Os gêmeos Guilherme e Gustavo nasceram, no início da noite de ontem, no Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Porém, segundo a instituição, o estado de saúde da mãe e dos bebês é considerado grave. A bolsa gestacional se rompeu, provocando infecção, em meio à espera por leito.
.
Recentemente, o Cremers abriu outras cinco sidicâncias para apurar possíveis falhas dos gestores em saúde, que acabaram em mortes no Estado. Segundo o presidente da entidade, Fernando Matos, em todos os casos, incluindo o deste final de semana, houve falta de leito nos hospitais. Ele sustenta que o fechamento de vagas em UTIs é o principal motivo para que casos como os investigados resultem em morte."Nos últimos cinco anos, Porto Alegre fechou três mil leitos e o Estado cinco mil. Os hospitais preferem fechar a atender pelo valor pago pelo SUS". revelou.

Na sindicância que vai apurar o caso da gestante, serão investigados os motivos que levaram Elisiane a viajar até a região Metropolitana procurando um leito. Fernando Matos ainda frisou que houve erro no transporte da gestante, já que ela foi não foi transferida em uma ambulância adequada e que não havia médicos acompanhando a paciente. Ele entende que cabia à Central de Leitos do Estado ter aberto uma vaga em hospital público ou privado, próximo do local da residência da mulher, por se tratar de uma gravidez de risco.

Comentários

Postagens mais visitadas