Sem-terras deixam amanhã aréa invadida em Viamão


Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) decidiram, na tarde desta quinta-feira, deixar a aréa invadida perto do pedágio da ERS-040, em Viamão, na região Metropolitana. As famílias aceitaram a proposta da Secretaria Estadual do Cooperativismo, que ofereceu um local com 300 hectares, onde funcionava uma colônia penal agrícola desativada, em Charqueadas, e mais 116 lotes vagos em assentamentos do Incra a fim de convencer o MST a desmontar, ainda, um acampamento em Vacaria.

As cerca de 300 pessoas em Viamão prometeram sair em direção à área de Charqueadas, a partir de manhã desta sexta-feira. O terreno a ser desocupado foi alvo de um pedido de reintegração de posse concedido pela Justiça mas, uma semana depois, a Brigada Militar ainda não havia cumprido a retirada. Na terça, as famílias começaram a plantar mudas e sementes de hortaliças, feijão e milho.

Para os próximos dias, o MST espera a definição de onde e quais lotes vagos em assentamentos do Incra serão liberados pelo governo. Em Vacaria, cerca de 500 trabalhadores do MST e MAB continuam acampados em uma área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Amanhã, ao meio dia, os agricultores decidem se desocupam ou permanecem na terra.

Comentários

Postagens mais visitadas