Secretaria da Saúde negocia abertura de leitos de UTI Neonatal fora da região Metropolitana


O secretário estadual da Saúde afirmou, na tarde desta terça-feira, que o governo gaúcho negocia a abertura de mais leitos de Unidade de Terapia Itensiva (UTIs) Neonatal no interior gaúcho, fora da região Metropolitana da Capital. Ciro Simoni revelou que as vagas poderão ser abertas ainda em 2011 nas regiões Sul, Centro, Vales e nas Missões - consideradas pela Pasta as de menor cobertura no atendimento a gestantes em estado grave. O Hospital de Caridade de Canguçu, por exemplo, espera credenciamento pelo Ministério da Saúde para abrir dez leitos de UTI Neonatal, servindo a municípios da zona Sul.

O Rio Grande do Sul dispõe, hoje, de 370 leitos conveniadas com o Sistema Único de Saúde (Sus). Nos último dois anos, o número de vagas cresceu pouco mais de 5%. O maior problema é a concentração de quase 60% desses leitos na região Metropolitana. O secretário voltou a criticar o governo anterior que, segundo ele, deixou um orçamento insuficiente para a Saúde, e já promete um acréscimo de mais de R$ 300 milhões para o setor em 2012.

A Secretaria de Saúde projeta que, até o fim do ano, cerca de 100 mil partos sejam realizados no Estado. Pouco mais de 15% das gestações envolvem algum risco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece a necessidade de, no mínimo, um leito público em maternidade para cada mil nascidos vivos. No Rio Grande do Sul, a média é de 3,7 vagas do Sus em UTIs para cada mil crianças.

Segundo último boletim médico, ainda é grave o estado de saúde de Elisiane San Martin, de 34 anos, que viajou mais de 500 quilômetros até conseguir um leito para dar à luz a gêmeos, que nasceram no domingo, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Os bebês também seguem internados com quadro grave de infecção. O caso é investigado pelo Conselho Regional de Medicina (Cremers) e pela própria Secretária Estadual da Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas