Polícia Federal e Receita Federal descobrem susposta evasão de impostos de mais de 30 milhões de dólares


A Polícia Federal e a Receita Federal descobriram um esquema que pode ter lesado a União em mais de 30 milhões de dólares, em impostos não declarados. Durante a Operação Heráclidas, deflagrada nessa manhã, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em 19 empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, 14 delas com sede em Porto Alegre. Foram apreendidos documentos fiscais, computadores e produtos.

A suspeita é de que as empresas estejam por trás de crimes como evasão de divisas, manutenção não declarada de recursos no exterior, sonegação de informação em operação de câmbio, formação de quadrilha, contrabando e descaminho e lavagem de dinheiro. As companhias investigadas compravam produtos da Europa e países como China e Malásia. Brinquedos, artigos de decoração, peças automotivas e produtos de informática aparecem entre as mercadorias contrabandeadas.

A investigação começou com a Operação Hércules, deflagrada em 2009. Os dados de clientes de um operador de câmbio ilegal, conhecido como "doleiro", foram confiscados pela Polícia Federal e pela Receita Federal. As 19 empresas investigadas eram clientes do doleiro e se utilizavam da estrutura oferecida pelo cambista para enviar recursos ao exterior, de forma ilegal, para o pagamento da diferença de preços em importações subfaturadas ou para pagar mercadorias contrabandeadas.

Comentários

Postagens mais visitadas