Ministério promete dar aval, nesta quinta, a funcionamento de UTI Neonatal em Canguçu


Através de um nota oficial, o Ministério da Saúde divulgou, na tarde desta quarta-feira, que a portaria que permite o funcionamento de dez leitos novos de UTI Neonatal no Hospital de Caridade de Canguçu vai ser publicada nesta quinta-feira. Segundo o orgão, o pedido de habilitação dos leitos só foi apresentado em 11 de outubro e, por essa razão, ainda há prazo hábil para a comprovação da presença de profissionais especializados para o trabalho. Nessa manhã, a Secretaria de Saúde do município criticou a demora na liberação, aguardada, segundo a secretária e vice-prefeita, Marisa Eslabão, desde janeiro. Conforme a explicação do Ministério, o primeiro pedido foi negado pela Anvisa e a solicitação teve de ser readequada, com a especificação de que o setor, além de UTI Neonatal, também vai funcionar como UTI Pediátrica.

O Ministério criticou, ainda, falta de acompanhamento médico no transporte da gestante Elisiane San Martin, de 34 anos, que viajou mais de 500 quilômetros, desde Santa Vitória do Palmar, até conseguir um leito para dar à luz dois meninos gêmeos, no domingo, em Novo Hamburgo. Já a distância entre Santa Vitória e Canguçu é de 290 quilômetros. O orgão avaliou que não foram seguidas as diretrizes do ministério estipulando a obrigatoriedade de acompanhamento médico durante todo o transporte de gestantes de risco. O Ministério já solicitou informações sobre o caso à Secretaria Estadual da Saúde.

No Hospital Municipal de Novo Hamburgo, o estado de saúde de Elisiane e dos gêmeos ainda é considerado grave. Mesmo com quadro de infecção, porém, os bebês respiram sem ajuda de aparelhos e a mãe apresentou leve melhora. A bolsa gestacional de um dos bebês se rompeu em meio à espera por leito, e o quadro clínico de Elisiane, que é funcionária tributária da Prefeitura de Santa Vitória.

Comentários

Postagens mais visitadas