Melhora estado de saúde de gestante que percorreu mais de 500km para dar à luz no RS


Elisiane San Martin, de 34 anos, permanece internada em estado grave no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O último boletim médico confirmou, porém, que ela deixou de ter febre e já consegue respirar sem o auxílio de aparelhos, ainda que prossiga na UTI. Os gêmeros também tiveram melhora no quadro de saúde e passaram, inclusive, a receber alimentação via oral.

Grávida de sete meses, Elisiane viajou 530 quilômetros, entre Santa Vitória do Palmar e Novo Hamburgo, para dar à luz, no início da semana. A gestação era de risco, mas na região Sul do Estado, não havia leito disponível.

Nesta quinta-feira, o Diário Oficial da União publicou a portaria liberando o funcionamento de dez leitos novos na UTI Neonatal do Hospital de Caridade de Canguçu, a 290 quilômetros de Santa Vitória. A unidade deve entrar em operação em novembro - dez meses depois do pedido de credenciamento.

O caso, que além da demora para Elisiane conseguir um leito, envolve a forma como ela foi transportada até o Vale do Sinos, é investigado pelo Conselho Estadual de Medicina (Cremers) e pela Secretária Estadual da Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas