Com ausência de Dilma, ministra da Cultura abre, nesta sexta, a Feira do Livro da Capital


A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, confirmou presença, no fim da tarde desta sexta-feira, na solenidade de abertura da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. Ela foi a indicada, no Palácio do Planalto, para representar a presidente Dilma Rousseff, que cancelou a vinda ao Estado, na véspera do evento, alegando estar gripada. A decisão é preventiva, já que, na terça-feira, Dilma segue para a França, onde participa, em Cannes, da reunião de chefes de Estado e de Governo do G-20, o grupo dos 20 países mais ricos do mundo.

O anúncio frustou a expectativa da organização do evento de receber, pela primeira vez, em 57 anos, na Praça da Alfândega, a visita de um Chefe de Estado brasileiro. Não está confirmado, ainda, se Ana de Hollanda vai detalhar, em Porto Alegre, o edital do programa de incentivo "Livro Popular", que pretende baratear e popularizar o livro utilizando R$ 36 milhões em recursos do Fundo Nacional de Cultura. O objetivo é de que o plano montado pela Fundação Biblioteca Nacional viabilize a venda de títulos em papel por até R$ 10.

A Feira do Livro da Capital ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro na Praça da Alfândega, avenida Sepúlveda e Cais, das 12h30min às 21h, e das 9h30min às 20h, na área Infantil e Juvenil. Serão mais de 700 sessões de autógrafos, 150 encontros com o livro, com 423 autores: 19 internacionais, 39 de outros estados e 365 gaúchos. Entre os autores internacionais com vinda confirmada, os argentinos Alan Pauls e Eduardo Sacheri, a portuguesa Lídia Jorge e o paquistanês Tariq Ali.

Comentários

Postagens mais visitadas