Cremers impõe limite de atendimentos por médico em emergências gaúchas


O Conselho Regional de Medicina (Cremers) editou uma resolução delimitando quantos pacientes cada médico pode atender na área de emergência, de acordo com a gravidade do caso. A medida, que entra em vigor em 30 dias, estabelece que um médico atenda a, no máximo, dez pacientes com risco elevado de morte ou a, no máximo, 14, com risco baixo de morte.

Segundo o presidente do Cremers, Fernando Matos, o objetivo da medida é pressionar os gestores de saúde a contratar diretamente e via concurso público mais médicos para trabalhar nas emergências. Além disso, o conselho espera diminuir a superlotação das emergências com um melhor atendimento a partir das contratações a serem feitas. Ele afirmou que a falta de investimentos prejudica o atendimento ao pacidentes e que, na Medicina não é possível um tratamento eficaz à população submetendo os profissionais de saúde à sobrecarga de trabalho.

A responsabilidade por observar a determinação cabe ao diretor técnico de cada hospital. O descumprimento da resolução pode enquadrar o profissional por falta ética. Na próxima semana, o Cremers deve publicar uma nova resolução com o mesmo propósito - desafogar as emergências e estimular a contratação de médicos.

Comentários

Postagens mais visitadas