Alto índice de homicídios leva BM a instalar unidades de policiamento móvel na Capital


A alta nos índices de assassinato levou a Brigada Militar a anunciar, nesta segunda-feira, a instalação de postos comunitários de policiamento móvel nos bairros com maior registro de criminalidade em Porto Alegre. O primeiro a ser implantado, já nesta terça-feira, fica na rua Belize, no bairro Restinga, região da zona Sul considerada a mais violenta da cidade, que contabilizou quatro homicídios só nesse final de semana.

A unidade deve funcionar 24 horas por dia com o apoio de três viaturas, cada uma com três policiais militares. Os veículos serão equipados com computadores para acesso ao sistema de consultas integradas e de registro de ocorrências. De acordo com o coronel Atamar Cabreira, comandante do policiamento da Capital, a intenção é repetir a experiência positiva das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) instaladas no Rio de Janeiro, na tentativa de "recuperar" os territórios dominados pelo crime. Além da Restinga, os bairros Lomba do Pinheiro, Morro Santa Tereza e Rubem Berta devem ganhar unidades nos próximos dez dias.

O coronel Atamar Cabrera entende que a guerra de gangues pelo comando do tráfico de drogas é o principal motivo para o índice de homicídios em Porto Alegre. Segundo ele, os quatro bairros que receberão as unidades concentram 35% dos homicídios da Capital.

Só no fim de semana foram registrados nove assassinatos em Porto Alegre. Em todo o Rio Grande do Sul, foram 24 homicídios.

Comentários

Postagens mais visitadas