Alta do dólar: associação das agências de turismo sugere cautela para quem for viajar


A seção gaúcha da Associação Brasileira das Agências de Viagem sugere cautela para quem for viajar para o exterior em função da alta do dólar. A presidente da entidade, Rita Vasconcellos, aconselhou, hoje, que a compra de pacotes turísticos seja adiada até a estabilização da moeda americana. Ela disse, porém, não ter registro, até o momento, de clientes desistindo de pacotes turísticos em função do câmbio. O dólar, que chegou a valer R$ 1,50 em julho, bateu hoje a casa de R$ 1,90.

Quem planejou a viagem com maior antecedência não vai sofrer tanto, destacou a dirigente. Rita explica que a principal vantagem, nesse caso, é a de que a depesa é paga com o valor do câmbio do dia, mesmo que a viagem seja feita meses depois. Em setembro, a moeda americana já se valorizou em 19,8%. No ano, a alta é de 14,8%

As incertezas no mercado externo, relacionadas principalmente à crise da dívida soberana na zona do euro e ao temor crescente de um calote da Grécia, contribuíram para o stress no mercado cambial. Mesmo com a intervenção do Banco Central (BC) para conter a alta do dólar, a cotação da moeda subiu 2,26% em relação a quarta-feira. Pela manhã, o dólar abriu com alta de 5,8%.

Comentários

Postagens mais visitadas