Pelo menos 25 municípios gaúchos já relataram estragos em função do vendaval
A Defesa Civil gaúcha já recebeu seis decretos de situação de emergência devido ao vendaval que espalhou prejuízo na madrugada de ontem, sobretudo na Metade Norte. O último município a encaminhar o documento foi Ametista do Sul, onde foram registrados estragos na zona rural, com o destelhamento de casas e destruição de lavouras de feijão, milho e soja. Também já enviaram decretos as prefeituras de Frederico Westphalen, Três Forquilhas, Giruá, Trindade do Sul e São Valentim.
Foram enviadas, ainda, 19 Notificações Preliminares de Desastre (Nopreds), um documento que antecede o decreto de emergência. A relação abrange os municípios de Paim Filho, Itatiba do Sul, São Sebastião do Caí, Campinas do Sul, Boa Vista das Missões, Herval Grande, Inhacorá, Independência, São Jerônimo, Sertão, Marcelino Ramos, Erechim, Viadutos, Aratiba, Gaurama, Sarandi, Jacutinga, Nonoai e Morrinhos do Sul.
De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 15 munícipios que sofreram perdas ainda não enviaram relatórios para o orgão, principalmente devido à falta de energia elétrica. Cerca de 700 pessoas seguem desalojadas e três mil desabrigadas nas cidades atingidas, onde 115.855 pessoas foram afetadas, de alguma forma, pelo temporal.
Segundo a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Graciela Pauli, pelo menos 13 escolas da região tiveram as aulas suspensas, mas amanhã já devem retomar a normalidade. Apenas a Escola de 1º Grau Prof João Germano Imlau, no centro de Erechim, não tem previsão para voltar as aulas.
Comentários