Prefeitura da Capital suspende convênio com clínica denunciada por susposto abuso a jovem autista


A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre cancelou o convênio com a Clínica Gramado, na zona Sul da Capital, alvo de denúncias de maus tratos e abusos sexuais envolvendo um adolescente de 15 anos, portador de autismo. A prefeitura pagava mensalmente por 15 leitos para atendimento de jovens em situação de drogadição e com problemas psíquicos. Os 14 pacientes conveniados pela Secretaria de Saúde já foram encaminhados para outras instituições.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Porto Alegre recebeu, na quarta-feira, a denúncia de maus tratos e de abuso sexual no estabelecimento. A mãe do jovem, Marcelina da Cruz Lago, de 45 anos, relatou que o filho foi abusado e violentado por um paciente e dois funcionários da clínica, e que foi ameaçada pelo trio para não levar a denúncia adiante. A direção da unidade, instalada no bairro Cristal, preferiu não se manifestar.

O caso começou a ser investigado pelo Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) da Polícia Civil. Segundo a titular da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente Vítima (DPCAV), Eleonora Xavier, a coleta de depoimentos vai continuar na próxima semana. Além disso, laudos periciais devem ser concluídos e anexados à investigação. A delegada não descartou o fechamento da clínica, caso as denúncias se comprovem.

Comentários

Postagens mais visitadas