Gravataí: PT estadual intervém e manda vereador deixar presidência da Comissão de Impeachment


O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) determinou que o vereador de Gravataí Márcio Souza se afaste da presidência da Comissão de Impeachment contra a prefeita Rita Sanco, que é do mesmo partido. Segundo o presidente estadual do PT, Raul Pont, o vereador deixou de acatar as decisões das Executivas Estadual e Municipal. O deputado confirmou já ter enviado a determinação por email e ligado para Souza, explicando os motivos da ordem de afastamento. Para Pont, Souza age em desacordo com a ideologia do partido e cabe ao PT de Gravataí indicar um outro parlamentar para o cargo na comissão.

Procurado pela reportagem, o vereador Márcio Souza afirmou não ter sido comunicado oficialmente da decisão, e disse que só pretende se manifestar quando receber o documento, até o fim da tarde desta terça-feira.

A Câmara de Vereadores de Gravataí abriu o processo de impeachment, em 10 de junho, após o Partido Verde protocolar um série de denúncias contra a prefeita Rita Sanco. Por 10 votos a quatro, o processo foi instaurado sob a alegação de que a petista cometeu crimes de prevaricação (praticado por funcionário público contra a administração pública) e improbidade administrativa.

Mesmo pertencendo à base aliada de Rita, Souza votou a favor da cassação e assumiu a presidência da comissão de impeachment, expondo a público o racha interno entre os grupos ligados ao ex-prefeito Sérgio Stasinski e ao deputado estadual Daniel Bordignon, impedido pela Justiça Eleitoral de disputar a Prefeitura no ano passado.

Nesta quarta-feira, às 11h, o Partido Verde promete apresentar à imprensa mais um lote de denúncias de enriquecimento ilícito contra a prefeita Rita Sanco, o vice Cristiano Kingeski (PT) e o deputado Bordignon (PT), de quem Rita era candidata a vice. Com o impedimento, a petista assumiu a liderança da campanha e venceu a eleição.

Comentários

Postagens mais visitadas