Com metade das doses vencida, RS só recebe 150 mil vacinas contra a Gripe A


O Rio Grande do Sul só recebeu metade das doses da vacina monovalente contra a gripe H1N1, que sobraram em outros estados, em 2010. A previsão era distribuir 300 mil doses para o Interior gaúcho. Nesta tarde, a Secretária Estadual da Saúde informou que metade do lote já tinha o prazo de validade vencido e não pode ser aproveitada.

A Secretaria voltou a pedir que outros estados livres da circulação do vírus remetam as sobras das campanhas de vacinação. As 150 mil doses começaram a ser enviadas para a região Sul, o Vale do Taquari, a Fronteira Oeste e a região Metropolitana, locais com maior número de casos da doença.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, a vacina não pode ser considerada a principal arma contra a gripe A. Ciro Simoni defende que os médicos apliquem remédios antivirais nos pacientes assim que surjam os primeiros sintomas de gripe. Ele reforçou que, se usado no início do tratamento, o Tamiflu, por exemplo, pode reverter o quadro e evitar que a situação se agrave. O secretário garante que existe quantidade suficiente do medicamento nas farmácias do Estado para atender a população.

Em 2012, Ciro Simoni vai defender a antecipação do início da campanha de vacinação, pedir a produção de mais doses para os Estados do Sul do País e reforçar o tratamento com antivirais para combater a gripe A.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde(CEVS) confirmou, nessa tarde, a sétima morte por Gripe A no Rio Grande do Sul. O óbito foi de uma mulher de 55 anos, não vacinada e diabética. Moradora de Hulha Negra, na Fronteira Oeste, ela foi internada no Hospital de Bagé, onde faleceu. Foram confirmados, nessa sexta-feira, mais onze casos de gripe A H1N1, entre eles o óbito. Até hoje, no RS, foram notificados 536 casos suspeitos, 37 foram confirmados, 365 descartados e 134 estão em investigação.

Comentários

Postagens mais visitadas