Turistas brasileiros começam a deixar Bariloche por via terrestre

Turistas brasileiros retidos em Bariloche, na Argentina, começaram a deixar a região por via terrestre, nesta quarta-feria. O grupo permanecia na província de Río Negro depois que a erupção do vulcão chileno Puyehue Cordón-Caulle fechou o espaço aéreo na maior parte do Conesul. De acordo com o Consulado do Brasil em Buenos Aires, as companhias aéreas ofereceram ônibus para o deslocamento dos passageiros até Buenos Aires. Por recomendação das autoridades argentinas, as viagens só podem ocorrer nas estradas durante o dia, entre 9h e 18h. Do aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, os turistas devem retornar ao Brasil.

De acordo com o cônsul-geral adjunto do Brasil em Buenos Aires, parentes dos brasileiros presos na região atingida procuraram a ajuda diplomática. Guilherme Frazão Conduru ressaltou que a época não é a de maior movimento de turistas em Bariloche, o que evitou maiores transtornos. As cinzas vulcânicas provocaram curto-circuito nos transformadores elétricos de toda a região e houve sequência de apagões na cidade, de mais de 150 mil habitantes.

O prefeito de Bariloche, Marcelo Cascón, confirmou que o aeroporto da cidade deve permanecer fechado até o dia 21, quando abre a temporada de inverno, mas não descartou a eventual reprogramação das atividades previstas para o período. Entre o fim de junho e julho, 30 mil brasileiros visitam a região.

Comentários

Postagens mais visitadas