Praça da Alfândega: parte do restauro fica pronto até a Feira do Livro


Depois de mais de um ano de atraso nas obras de restauro, a parte central da Praça da Alfândega deve ser entregue para a Feira do Livro de 2011, no Centro da Capital. Em uma vistoria realizada nas obras na tarde desta terça-feira, o prefeito José Fortunati garantiu a retirada dos tapumes a fim de que o 'miolo' da praça receba o evento, previsto para o período de 28 de outubro a 15 de novembro.

Até lá, seguirão pendentes a conclusão das obras no entorno da praça e do trecho da avenida Sepúlveda, até o Cais do Porto. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Urbano Schmitt, as obras atrasaram devido à complexidade do trabalho e a aspectos não previstos no projeto original. A descoberta de uma adutora subterrânea do Departamento de Esgotos Pluvias (DEP) ainda obrigou os técnicos a refazer boa parte da planta.

Outro fator de atraso foi a falta de mão de obra qualificada para a instalação da pedra portuguesa, que vai ser usada no pavimento da praça. Tiveram de ser contratados profissionais de Goiás e do Paraná para realizar o serviço. O secretário afirmou, ainda, que a conclusão das obras está prevista para julho de 2012. O custo final não deve ultrapassar o orçamento previsto, de R$ 3 milhões.

A restauração da Praça da Alfândega começou em junho de 2009, com objetivo de resgatar o aspecto original, de 1924. O prazo original previa a entrega da obra em menos de um ano, antes da edição da feira de 2010, quando o espaço foi parcialmente aberto, em outubro do ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas