Excesso de chuva leva dois municípios do Norte gaúcho a mandar relatório à Defesa Civil


Os municípios de Vicente Dutra e Caiçara, no Norte gaúcho, encaminharam, nesta quarta-feira, a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), um documento que antecede o decreto de situação de emergência, em função das chuvas que atingiram a região desde a noite de terça-feira. A Defesa Civil gaúcha já começou a contabilizar os prejuízos causados pela enxurrada.

Em Vicente Dutra, a chuva forte deixou 48 famílias desalojadas. Pelo menos 11 pontilhões, no interior, cederam, 300 quilômetros de estradas no interior do município foram prejudicadas e o rio Lageado do Pardo transbordou. O prefeito Osmar José da Silva confirmou ter sido a primeira vez que o município sofreu com um estrago tão expressivo.

Já em Caiçara, a chuva provocou o transbordamento dos rios Pardo e Pescoço, deixando centenas de pessoas isoladas em domunidades do interior do município. Quase 90% das estradas ficaram alagadas, segundo o prefeito Zildo Roggio. Só no distrito de Ipuaçu, um dos isolados, quase 600 pessoas ficaram sem acesso a outros locais da cidade e cerca de 60 residências foram atingidas pela inundação.

Em Iraí, quatro casas, no bairro Baixada foram atingidas pelo rio Uruguai e cerca de 15 moradores precisaram deixar os imóveis. O grupo se abrigou em um prédio onde funcionava uma creche na cidade, na Vila Militar. Um trecho de 190 quilômetros de estradas vicinais, que a prefeitura havia recuperado, foi danificado.

Já em Frederico Westphalen, a enxurrada provocou queda de barreira no km 22,5 da BR-386. De acordo com Polícia Rodoviária Federal, uma das três faixas está interrompida e o desvio é feito pelo acostamento. A chuva alagou vias nos bairros Ipiranga, Aparecida e no centro do município. Moradores também tiveram que sair de casa.

Chuva persiste no Noroeste e pode bater média histórica de todo o inverno em quatro dias

O volume de chuva registrado em 24 horas em parte das cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul é um dos maiores das últimas décadas no mês de junho na região. A tendência é de que a chuva forte persista em partes do Estado nos próximos dias, segundo a MetSul Meteorologia. Há possibilidade de pancadas no Norte gaúcho ainda na madrugada do feriado de Corpus Christi. O risco é de que até sábado o volume de chuva na região possa chegar a 400 mm ou mais – o equivalente a quase toda a média histórica do inverno na região, em quatro dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Iraí registrou até as 9h desta quarta-feira o acúmulo de 151 milímetros de chuva. Quase a média história do mês, de 160 mm. Como seguiu chovendo no município ao longo do dia, o acumulado nesta tarde chegava a 250 mm.

Ainda que o Noroeste seja a região mais atingida, toda a região Central do Rio Grande do Sul, inclusive a região Metropolitana de Porto Alegre, pode ter chuva forte a intensa nas próximas horas. Nesta quinta-feira, o acumulado em determinados municípios deve, mais uma vez, chegar a 100 mm.

Comentários

Postagens mais visitadas