Enxurrada no norte gaúcho pode deixar até nove municípios em situação de emergência


A Defesa Civil Estadual recebeu, nesta sexta-feira, os decretos de situação de emergência de Barra do Guarita e Pinheirinho do Vale, no Norte gaúcho, em virtude da enxurrada que provocou a cheia do rio Uruguai. Outros sete municípios já relataram problemas causados pelas chuvas registradas na região desde a noite de terça-feira. Palmitinho, Iraí, Alpestre, Caiçara, Vicente Dutra, Vista Gaúcha e Derrubadas encaminharam a Notificação Preliminar de Desastre, uma etapa prévia à situação de emergência.

Mostardas, no Litoral, também teve o pedido recebido pela manhã, mas em função da chuva de granizo que atingiu o município ainda no último fim de semana.

Em Pinheirinho do Vale, as inundações nas lavouras de milho, trigo e feijão causaram prejuízos aos produtores rurais do município. A enxurrada afetou mais de quatro mil pessoas e danificou seis pontes do interior. Cerca de 400 quilômetros de estradas gerais e vicinais seguem interrompidas.

Já a Prefeitura Municipal de Barra do Guarita relatou que as chuvas afetaram mais de duas mil pessoas, sendo que 16 famílias tiveram que sair de casa. A principal causa foi a enchente nos rios Uruguai e Guarita e nos respectivos afluentes.

Em Seberi, município que não notificou estragos à Defesa Civil, mais de mil alunos da rede de ensino não puderam ir à aula hoje, já que o transporte escolar não funcionou devido à falta de acesso. Cerca de 600 quilômetros de estradas do interior foram danificadas pela chuva.

As Defesas Civis do Estado e dos municípios continuam levantando dados e auxiliando na reconstrução dos locais atingidos. Pelo relatório mais recente, cerca de 21 mil moradores da Zona da Produção e do Alto Uruguai foram afetados por quedas de árvores ou casos de inundação ou destelhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas