Depois de quatro dias sem luz, família de diabético perde insulina na geladeira em Viamão


Uma família ficou praticamente quatro dias sem luz, no bairro Jardim Santa Isabel, em Viamão. Das 23h de domingo às 17h desta quinta-feira, os moradores do número 538 da rua Casemiro de Abreu, ficaram às escuras devido ao temporal que atingiu o município.

A jornalista Eliandra Lopes relatou à Guaíba que o principal problema envolveu a saúde do pai. Diabético, Enir Lopes, viu estragarem as doses de insulina usadas no tratamento. O remédio, que foi retirado da Famárcia Popular do Estado, só deve estar disponível de novo na próxima semana. Até lá, os familiares terão que desembolsar R$ 170 para evitar que Lopes fique sem o tratamento.

No sábado, a família havia feito compras no supermercado e os produtos estragaram devido à falta de luz. Procurada pela reportagem, a CEEE admitiu o problema.

Segundo as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as prestadoras de serviço podem deixar os consumidores, no máximo, 16 horas por ano sem o fornecimento de energia. No Rio Grande do Sul, cabe à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) fiscalizar a norma, e aos consumidores, denunciar o problema.

Por outro, lado, o Procon Estadual sugere que em casos como este, a família procure o orgão para intermediar o ressarcimento dos prejuízos junto à companhia. A última tentativa pode ser resultar, inclusive, em um processo judicial.

Comentários

Postagens mais visitadas