Depois de perder verba federal, Prefeitura promete praça com dinheiro próprio no Bom Jesus


A Prefeitura da Capital deve anunciar, até o fim da semana, de onde sairão os recursos para construir a Praça da Juventude, prometida em 2010 para o bairro Bom Jesus, na zona Leste da cidade. Em maio, o município perdeu o prazo para inscrever o projeto no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e ficou sem a verba de R$ 1,5 milhão, reservada pelo governo federal. Hoje, a Prefeitura anunciou que vai tirar a praça do papel, mesmo sem a ajuda da União.

De acordo com o Executivo, atrasos na adequação da obra ao projeto original, exigido pelo Pronasci e pela Caixa Econômica Federal, levaram a Secretaria da Juventude a perder o prazo. De acordo com o secretário Luizinho Martins, além de burocrático, o projeto era inadequado à realidade do bairro. Mesmo assegurando a verba, ele ainda prefere não falar em prazo para o início da obra.

A partir da próxima semana, reuniões serão promovidas para ouvir a comunidade e incluir as sugestões no projeto final. Apesar de dispensar os recursos do Pronasci, uma comissão da Prefeitura deve visitar o Território da Paz instalado pelo Pronasci, em Canoas. O projeto reduziu em 37% o número de homicídios no bairro Guajuviras.

O anúncio da construção da praça foi feito, em 2010, pelo então presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, a fim de combater a violência e evitar que crianças e adolescentes ingressem no mercado do narcotráfico. Cerca de 28 mil pessoas moram na região do Bom Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas